Inauguração da Fundação Casa em Taubaté


28/11/2008 19:10

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PADRE AFONSO TAUBATE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato (PV) participou nesta sexta-feira, 28/11, da inauguração da Fundação Casa em Taubaté. Essa foi a terceira unidade entregue no Vale do Paraíba, depois de São José dos Campos e Jacareí, além de haver outra em fase de construção em Caraguatatuba, no Litoral Norte. A construção das unidades foi determinada pelo governador José Serra em 2007, para atender a demanda de infratores da região, que é de aproximadamente 300 menores.

Na época, houve grande rejeição por parte de vários segmentos da sociedade em relação à proposta do governador, porque, inicialmente, a idéia era instalar a unidade próxima da Casa de Custódia e Tratamento. Um movimento " do qual o deputado Padre Afonso Lobato fez parte " buscou alternativas para outra área, inclusive com visitas técnicas no bairro Vila Velha II, na zona rural da cidade. Por fim, a prefeitura de Taubaté e o Estado chegaram ao consenso sobre um terreno ao lado do CDP (Centro de Detenção Provisória), onde o prédio foi construído e será entregue.

Para esclarecer a sociedade sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Casa e sobre a nova metodologia em substituição à antiga Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte, que é presidida por Afonso Lobato, organizou audiências públicas em Taubaté e Caraguatatuba. "A sociedade não pode ser omissa com a responsabilidade de buscar mecanismos socioeducativos para recuperar os menores infratores", observa o deputado.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp