Opinião - O exemplo de Bocaina


10/06/2009 15:21

Compartilhar:


Muito se tem falado nos últimos dias sobre meio ambiente e, felizmente, várias ações foram adotadas pelos municípios de São Paulo nas comemorações da Semana do Meio Ambiente. Os dados são alarmantes e o alerta é claro de que, se não cuidarmos agora, a existência do planeta estará em risco.

Simples atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação do meio ambiente. Mas as campanhas e projetos desenvolvidos pelas administrações públicas também se fazem necessários. É sobre esse aspecto que gostaria de me ater, citando como exemplo o município de Bocaina.

Uma cidade pequena, com pouco mais de 10 mil habitantes, localizada na microrregião de Jaú, mas grande em suas ações em favor do meio ambiente. Administrada desde 2005 pelo prefeito João Francisco Bertoncello Danieletto, o Kiko, do Partido Verde, Bocaina tem se destacado tanto nessa área que foi escolhida pelo governo do Estado a ser a primeira cidade a assinar o Pacto das Águas São Paulo.

O evento aconteceu no dia 2 de junho, com a presença do governador José Serra, às margens do rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos de São Paulo. Tive o privilégio de acompanhar esse momento histórico para o Estado, o primeiro do Brasil a assinar o pacto internacional em defesa das águas, documento aprovado em março, na Turquia, durante o 5º Fórum Mundial da Água. Por ele, os governos municipais e estaduais comprometem-se a elaborar planos de ação de gestão sustentável de recursos hídricos, para enfrentamento das crises globais de escassez de água e falta de saneamento. Nesse encontro em Bocaina, com a participação de 195 prefeitos e 70 representantes dos municípios, foram feitas 265 adesões ao pacto,

Bocaina também foi uma das primeiras cidades do Estado a receber no ano passado o selo "Município Verde" pelas ações práticas em defesa do meio ambiente. O município também possui o IPTU Verde, concedendo desconto no imposto para proprietários que conservam o meio ambiente.

Essa foi a primeira cidade a construir o conjunto habitacional ecologicamente correto da CDHU, de casas populares com placas de energia solar, que economizará 30% na conta de luz, válvulas acopladas no vaso sanitário, economizando 30% de água, e calçadas ecológicas. Esse projeto altamente positivo já passou a ser adotado pela Secretaria Estadual de Habitação.

O prefeito Kiko implantou em Bocaina a chamada Escola da Água, incentivando a educação ambiental; a frota verde, utilizando somente veículos a álcool; faz o plantio de mudas, a proteção dos mananciais e recomposição da mata ciliar; construiu um viveiro de mudas; revitaliza praças e áreas verdes; organiza a coleta de entulhos e de materiais recicláveis, entre outras ações.

Os bons exemplos da administração pública merecem ser destacados. Os discursos sobre preservação ambiental são facilmente proferidos, mas na prática nem sempre acontecem. O gestor público, como no caso de Bocaina, tem condições de apresentar ideias e colocá-las em prática em benefício do meio ambiente. É o que todos esperam dos seus governantes.



*Chico Sardelli é deputado estadual pelo PV e presidente da Comissão do Meio Ambiente na Assembleia Legislativa.

alesp