Da Tribuna


22/09/2011 18:50

Compartilhar:


Dia do rio Tietê



Lembrando que nesta quinta-feira, 22/9, é celebrado o Dia do rio Tietê, João Caramez (PSDB) lamentou que hoje o rio seja um esgoto industrial e sanitário. "A Terra exige uma mudança no comportamento da sociedade", alertou. Ele afirmou também que o maior vilão da poluição no Estado é o transporte rodoviário. "Os frequentes congestionamentos prejudicam cada vez mais a nossa atmosfera. Mas é bom saber que nossos governantes estão voltando os olhos para essa questão", ponderou. Caramez ainda convidou a todos para apreciar a exposição fotográfica Hidrovia Tietê-Paraná que ocorre na Casa. (DK)



Modelo de sistema



Para Edinho Silva (PT), a aprovação da Emenda 29, que determina os percentuais mínimos das verbas para investimentos na saúde em todos os âmbitos, é fruto da mobilização da sociedade civil, dos movimentos sociais e daqueles que defendem a construção do SUS. Silva ainda elogiou o sistema de saúde pública brasileiro e lembrou que este é "modelo no mundo todo, inspiração para muitos países". Ele ainda rebateu comentários da imprensa que, segundo ele, alegou ser uma derrota para o PT a aprovação da emenda. "Lutamos muito por isso, que também é uma vitória para o nosso partido", garantiu. (DK)



Oficiais aposentados



O secretário de Gestão Pública, Júlio Semeghini, participou hoje de reunião do Colégio de Líderes para tratar das emendas aos projetos de lei complementar referentes ao plano de cargos e carreiras das polícias civil, militar e dos agentes penitenciários. O deputado Edson Ferrarini (PTB) enfatizou a necessidade de beneficiar, também, os oficiais aposentados. "O governo gastaria cerca de R$ 50 mil por mês com o pagamento de benefício aos oficiais aposentados." Ferrarini também falou sobre o aumento do consumo de drogas no Estado. "Falta prevenção." (LP)





Pouco avanço



Outro deputado a falar sobre a presença do secretário Semeghini na Assembleia foi Olimpio Gomes (PDT). O deputado informou que todos os parlamentares se manifestaram favoráveis ao aumento dos benefícios do profissionais da segurança. "O governo diz que não pode aumentar as despesas do Estado. Mas sabe quando ele voltará a conversar sobre melhorias? Depois de 31/12/2012." Gomes sugere que os benefícios sejam retroagidos, ao menos, a junho passado. "Avançamos pouco." (LP)



Segurança militar



Simão Pedro (PT) participou da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em São José dos Campos, que antecede a Conferência Nacional, que acontecerá em novembro na Bahia. O parlamentar lamentou que ainda existam no Estado regiões que sofrem com a miséria. "Com agricultura pujante e estrutura para a área de pesquisa, o Estado poderia ter política pública mais efetiva nessa área." Pedro disse que na relatoria da CPI da Segurança Alimentar, encerrada em 9/3, apresentou indicações básicas à Lei de Segurança Alimentar no Estado. (LP)



Segurança



Marcos Martins (PT) falou sobre os ataques a caixas eletrônicos em Guarulhos. "O que o secretário de segurança está fazendo para acabar com isso?" Martins informou que mais de 300 caixas foram atacados no município e, com medo, comerciantes os estão retirando dos postos de gasolina e mercados, dificultando o acesso aos bancos. O deputado também falou sobre a criação da Comissão da Verdade, aprovada pela Câmara dos Deputados. (LP)



Pedofilia



"Era um monstro que estava à solta, e quantos outros estão livres e cometendo crimes tão terríveis quanto esse?", indagou Sebastião Santos (PRB), após exibir um trecho do programa SP Record sobre a prisão, na cidade de Ubatuba, do contador aposentado Tarciso de Araujo Ferreira, conhecido como Monstro de Suaçuí, acusado de abuso de menores e procurado há cinco anos pela polícia. O deputado anunciou o lançamento da Frente Parlamentar Contra a Pedofilia, no dia 11/10, em Piracicaba, e ressaltou a importância de ações de combate a esse crime. (DA)



Turismo



Orlando Bolçone (PSB) falou sobre o turismo como estratégia de desenvolvimento para o Estado: "Recebemos 40 milhões de visitantes por ano. Imaginem com os eventos internacionais que vão acontecer no país, a Copa do Mundo e as Olímpiadas, como esse número irá aumentar". O deputado comentou o lançamento do portal da Secretaria de Turismo de São Paulo (www.turismoemsaopaulo.com) e afirmou que o site será muito importante para promover o Estado. Para o parlamentar, a atividade turística complementa os outros setores e movimenta a economia. (DA)



Emendas



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, no dia 21/9, e afirmou que o objetivo é "agregar forças ao Executivo e ser um interlocutor para os cidadãos". O deputado informou que após reunião do Colégio de Líderes nesta quinta-feira, 22/9, onde esteve presente o Secretário de Gestão Pública Julio Semeghini, "pouco ou quase nada se avançou no processo de negociação dos deputados da Casa com o governo, em relação às emendas aos PLCs 47, 48, 49, 50 e 51". Gomes afirmou que muitos deputados apoiam emendas elaboradas por partidos diferentes dos seus". (DA)



Bebidas alcoólicas



Para Jooji Hato (PMDB), o reajuste salarial dos funcionários da polícia militar e civil será menor do que o esperado. "Não vai haver uma reforma justa, porque o governo estadual diz que não tem recursos", disse. O deputado questionou a alegação de falta de verba e apontou que a causa desse problema são os gastos desnecessários, além da corrupção e da guerra fiscal. Hato acredita que uma solução é a diminuição de venda e consumo de bebidas alcoólicas, pois isso contribui para um menor investimento na área da segurança pública e da saúde. "Quando maior consumo de bebida, mais acidentes de trânsito e violência", declarou. (DV)

alesp