Programa de expansão da Previdência Social no país


07/12/2011 11:48

Compartilhar:


Luiz Claudio Marcolino (PT) usou o plenário da Assembleia, em 5/12, para parabenizar o governo federal pelo Programa de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) do INSS, que prevê a instalação de 720 novas agências em municípios com mais de 20 mil habitantes em todo o país.

Segundo informou o deputado, com a expansão das redes de atendimento, a previdência passará a contar com 1.847 agências fixas, atingindo cerca de 30% do total dos municípios brasileiros. Atualmente, a rede previdenciária tem 1.210 unidades fixas espalhadas pelo país.

"Ao levar a Previdência Social para mais perto da população, o governo federal mostra sua preocupação com o trabalhador brasileiro, que, em muitas regiões, não precisará mais percorrer grandes distâncias para ter acesso aos serviços previdenciários", disse o deputado.

Ele ressaltou ainda como importante medida tomada pelo governo a responsabilidade da comprovação do tempo de contribuição que passou a ser da empresa e não mais do trabalhador.

No Estado de São Paulo, segundo informou o parlamentar, 100 municípios estão contemplados pelo programa federal, sendo que em 66 deles as obras encontram-se em processo de doação ou licitação.

Segundo o deputado, outras 29 unidades já foram inauguradas e cinco estão em andamento. (pm)



lcmarcolinno@al.sp.gov.br

alesp