Liberados convênios pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos


17/02/2004 14:41

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Alves

O deputado Roberto Alves (PTB) agradeceu ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário estadual de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, pela liberação de convênios no valor de R$ 34 milhões para a realização de obras em 134 cidades do Estado. Os repasses também atenderão órgãos públicos e entidades da sociedade civil, beneficiando cerca de 11 milhões de habitantes.

Os municípios contemplados com os recursos por meio da prefeitura ou entidades no Vale do Paraíba e no Litoral Norte, região representada por Roberto Alves na Assembléia Legislativa, foram: Campos do Jordão, Ilhabela, Jacareí, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Taubaté e Ubatuba.

Com a ampliação do volume de recursos destinados ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), os municípios paulistas investirão na melhoria de suas infra-estruturas. Os convênios visam a construção de galerias de águas pluviais; canalização de córregos; desassoreamento de rios; ampliação das redes de distribuição de água; implantação de estações de tratamento de esgoto; recomposição de mata ciliar; obras para conservação do solo; destino final de lixo; e trabalhos de microdrenagem. Estas obras serão iniciadas dentro de 180 dias.

Durante a cerimônia de assinatura de convênios, o governador Geraldo Alckmin lembrou que em 1995 foi assinado apenas um convênio do Fehidro, no valor de R$ 75 mil. Em 1996, foram 12 contratos e em 1997 o número subiu para 13. "Só no dia de hoje, estão sendo assinados 202 convênios. São 127 prefeituras beneficiadas; 32 órgãos, como a Sabesp e o Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee); e 43 entidades da sociedade civil, como universidades e ONGs", anunciou.

ralves@al.sp.gov.br

alesp