Deputado sugere nome de César Lattes para Unicamp


13/06/2005 11:33

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Afanasio Jazadji

O deputado Afanasio Jazadji (PFL) apresentou projeto de lei propondo que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) passe a ter o nome do cientista César Lattes, falecido em Campinas em 8 de março. Ele argumenta que César Lattes, nascido em Curitiba em 1924, foi um dos maiores cientistas do mundo, dignificando o nome do Brasil, tendo sido cotado três vezes para receber o Prêmio Nobel de Física, e passou a maior parte de sua vida no Estado de São Paulo, residindo em Campinas desde 1963, onde participou da Fundação Unicamp.

Afanasio explica o critério para seu projeto: "O Brasil é conhecido no Exterior como um país de carnaval, futebol, lindas mulheres e problemas sociais, mas é importante ressaltar seu lado de país de grandes médicos e cientistas. César Lattes foi um dos exemplos dessa competência e deve ser eternizado em nosso Estado como exemplo para os jovens."

Para Afanasio, não deverá haver obstáculo à tramitação de sua proposta, por meio do Projeto de Lei 153, de 2005, que já obteve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, pois ele acredita na sensibilidade dos demais deputados para aprovar a homenagem: "A Unesp, outra universidade do governo paulista, já tem, merecidamente, o nome do jornalista Júlio de Mesquita Filho, criador da USP. A Unicamp, que ficará sempre ligada ao lado progressista de Campinas, merece ser César Lattes. E César Lattes merece ser Unicamp."

deputadoafanasio@al.sp.gov.br

alesp