Cubatão pode ter primeiro curso técnico para indústria naval


28/01/2010 18:40

Compartilhar:


Para atender as demandas da indústria naval, por conta dos investimentos prometidos para o setor, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) proporá a criação do curso de técnico em construção naval. A ideia do parlamentar é que a capacitação seja oferecida pela Escola Técnica (Etec) de Cubatão a partir de 2011, para que a primeira turma do curso já esteja formada no final de 2013.

De acordo com o deputado, a Baixada Santista precisa iniciar o processo de formação de mão de obra para as vagas que deverão ser abertas com a expansão da construção naval.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), em dois anos, o faturamento do setor deverá dobrar. O setor oferece hoje 46 mil vagas.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, anunciou que, até 2014, encomendará a construção de 146 navios de apoio à produção de petróleo no mar. No Brasil, existem 26 estaleiros de médio e grande porte, e só o Wilson Sons está em São Paulo.

"As perspectivas são as melhores possíveis no país. No caso de Cubatão, temos grandes possibilidades de viabilizar estaleiros com incentivos do governo do Estado. Por isso, existe a necessidade de se pensar desde já na formação dos profissionais que vão abastecer a indústria naval. É um mercado extremamente promissor", avaliou o deputado.

Caso a proposta de Paulo Alexandre seja aceita, Cubatão será o primeiro município do Estado a dispor do curso em uma escola técnica estadual.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp