Fórum São Paulo Século XXI discute câmaras regionais


07/07/2000 18:32

Compartilhar:


O grupo temático Trabalho e Emprego, do Fórum São Paulo Século XXI, vai propor no seu relatório final a divisão do Estado de São Paulo em câmaras regionais para elaborar propostas de desenvolvimento diferenciadas. A proposta tem como base o trabalho desenvolvido pelas prefeituras do Grande ABC em parceria com a sociedade civil para combater o desemprego nos sete municípios.

Segundo dados do Diese, 240 mil pessoas estão desempregadas, que representa 20% da população economicamente ativa. A experiência do ABC foi discutida, ontem, 6/7, na Câmara Municipal de Santo André. O evento foi organizado pelos deputados Vanderlei Siraque (PT/coordenador) e Jamil Murad (PC do B/relator) e contou com a participação de três painelistas: Celso Daniel (prefeito licenciado de Santo André), Sinésio Pires Ferreira (gerente de Análise e Estudos Especiais da Fundação Seade) e Valtenice de Araújo (diretor executivo da Central e Renda de Santo André).

Celso Daniel destacou a experiência da Câmara Regional do ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico, entidades lideradas por prefeitos, empresários e trabalhadores, como agentes de valorização da mão-de-obra e da qualidade de vida. O prefeito criticou a guerra fiscal _ isenções fiscais e tributárias que as prefeituras e governos estaduais oferecem para atrair empresas.

No seu entendimento, a forma correta de combater o desemprego é estabelecer parcerias com os governos federal e estadual. ``Defendo a melhoria da qualidade de vida, como forma de atrair novos empregos, e o desenvolvimento regional para valorizar os municípios´´, declarou.

Em seu comentário, Sinésio Pires Ferreira lembrou que o ABC sofreu o impacto das novas tecnologias, que obrigou o setor industrial a demitir trabalhadores. O especialista lembrou, em contrapartida, que o setor de serviços teve um grande salto, abrindo vagas principalmente para as mulheres.

Valtenice de Araújo explicou o trabalho da Central e Renda de Santo André, que é uma parceria da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e prefeitura para dar assistência e treinamento aos trabalhadores desempregados. Ao final dos trabalhos, o relator Jamil Murad responsabilizou o governo federal pelo desemprego na região e defendeu mudanças na política econômica.

O coordenador Vanderlei Siraque reforçou que o exemplo do ABC é modelo para o Estado planejar o seu desenvolvimento. Para ele, os municípios unidos podem identificar os potenciais de desenvolvimento de cada região. ``Precisamos trabalhar com os atores de cada cidade, que são prefeitos, empresário e trabalhadores. É o que foi feito aqui no ABC, reforçou Siraque.

alesp