Secretário vai propor comissão técnica para acelerar implantação do crédito educativo


04/03/2004 17:05

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

De acordo com o deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia, o secretário da Educação Gabriel Chalita aceitou ser o "padrinho" do Crédito Educativo Estadual (Creduc) instituído pela Lei 11.038/2002 e criado a partir de um projeto de autoria do parlamentar. A decisão foi tomada em audiência realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, 3/3, entre o secretário Chalita, o deputado Crespo, representantes do Banco Nossa Caixa, da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Comunitárias (ABRUC), da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

"O objetivo principal dessa reunião, que era o de conquistar o apoio da Secretaria da Educação ao Crédito Educativo Estadual foi alcançado", afirmou Crespo ao final do encontro. Segundo ele, Chalita acolheu com simpatia a sua explanação a respeito da lei que criou o Creduc estadual e dos entraves ainda existentes para a sua regulamentação. "O secretário teria se declarado "absolutamente favorável à implantação do crédito educativo estadual".

Para Chalita, "é uma utopia acreditar que se pode fazer a universidade pública crescer a ponto de atender a toda a demanda". De acordo com ele, para que se possa atender a todos os estudantes que desejam fazer um curso superior é necessário criar novas possibilidades, além das universidades públicas.

O secretário sugeriu parcerias e falou de seu projeto Escola da Família, que oferece meia bolsa a estudantes de universidades (respeitado determinado teto e sendo a entidade escolar responsável pela outra metade da bolsa) para que façam monitoria nas escolas estaduais durante os finais de semana.

Aparar arestas

O secretário da Educação ouviu os argumentos do deputado Crespo, dos representantes das universidades e também as explicações dos diretores do Banco Nossa Caixa (que estudaram o assunto e avalizaram a viabilidade do crédito) e se propôs a aparar as arestas que ainda possam existir para a implantação do Creduc estadual.

Chalita defendeu que uma próxima reunião seja marcada para os próximos dias e a constituição de uma comissão formada por técnicos e por representantes das entidades envolvidas, inclusive dos alunos, já tendo como pauta de trabalho estipular prazos para o término de cada fase de estudo da regulamentação da lei, além do aporte de recursos necessários para a criação do fundo que irá dar início ao Creduc, bem como da quantidade de estudantes atendidos e formas de pagamento dos créditos autorizados. O secretário se propôs ainda a encaminhar pessoalmente essa proposta ao governador de maneira a tirar definitivamente o crédito educativo do papel.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp