Frente Parlamentar promove audiência sobre `A importância da organização dos idosos´


23/04/2003 19:31

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Este é o tema da audiência pública que a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável da Assembléia Legislativa, promoverá amanhã (dia 24). O evento tem a coordenação da deputada estadual Maria Lúcia Prandi,(PT), e acontecerá a partir das 14h, no auditório Franco Montoro do Palácio 9 de Julho (av. Pedro Álvares Cabral, 201, Parque Ibirapuera - São Paulo). A audiência pública terá como debatedores o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Antônio Salgado, a representante do Conselho Municipal da Terceira Idade de São Paulo, Leda Maria Trica de Oliveira e o membro da Subcomissão de Idosos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Flávio Crocce Caetano. "Para que ampliem cada vez mais seus direitos e conquistem novos espaços, é fundamental que os idosos estejam organizados. Este debate tem como meta relatar experiências bem sucedidas, além de apontar caminhos para grupos ainda em formação", destaca a deputada Prandi. Criada em setembro de 2001 por iniciativa da parlamentar, a Frente é a primeira iniciativa do gênero entre os legislativos estaduais de todo Brasil. O órgão promove encontros mensais, sempre na penúltima quinta-feira de cada mês. Entre outras questões referentes à Terceira Idade, já foram abordadas a moradia, a saúde, o projeto de lei que cria o Estatuto Nacional do Idoso e a qualidade de vida. Esta será a 11º audiência pública. Em média, 200 pessoas têm participado mensalmente dos debates.

"Estes encontros são importantes porque, a partir deles, verificamos novas demandas e reivindicações dessa parcela da população. Com isso, o mandato ganha força na luta pela concretização e ampliação dos direitos dos idosos", enfatiza a parlamentar. Conforme ressalta Maria Lúcia, a população idosa tem uma taxa de crescimento maior que as registradas nas demais faixas etárias. "O Brasil é um dos países com maior número de idosos do mundo. Em São Paulo, vivemos a mesma realidade, o que reforça a necessidade de mais políticas públicas de atenção a estas pessoas", conclui Prandi.

Debate ocorrerá amanhã (dia 24), a partir das 14h, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa. Evento contará, ainda, com apresentação do coral `Seresteiros da Terceira Idade´

alesp