Seminário alerta para o perigo do paredão no setor dos transportes


29/04/2003 10:41

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que é membro da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa e representa o Poder Legislativo na Artesp - Agência Reguladora dos Transportes no Estado de São Paulo, participou na segunda, 28/4 do seminário "A eficiência da logística de transportes no Estado de SP", promovido pela Fiesp - Federação das Indústrias de SP.

No evento - que contou com a participação, entre outros, do presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, do diretor da Divisão de Transportes do Deinfra, Massimo Andrea Giavina-Bianchi, do secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles e dos principais presidentes das agências reguladoras do setor - foi apresentado pela Fiesp um relatório repleto de propostas sobre a logística de transportes. O diagnóstico identificou as deficiências da matriz estadual de transporte, com o propósito de conscientizar autoridades sobre a importância de se modernizar o setor.

Ficou claro durante o seminário que há sérios problemas para o escoamento desta safra. Formou-se, no mês de agosto do ano passado, durante o escoamento da última safra agrícola, uma fila de 112 km no porto de Paranaguá, que fez do porto de Santos altamente atraente, mesmo tendo um custo operacional muito mais elevado - enquanto o custo de Paranaguá é de US$ 4 a tonelada de produto agrícola a granel exportado, o de Santos é de US$ 7.

Destacou-se ainda a subutilização da hidrovia Tietê-Paraná - que possui um custo operacional muito mais baixo do que outros sistemas - que opera com apenas 10% de sua capacidade.

"Agora, na Comissão de Transportes, iremos aprofundar esta discussão para nos antecipar e prevenir problemas maiores no futuro", concluiu o deputado.

alesp