Hamilton Pereira cobra do Estado proteção à Itupararanga


02/04/2007 16:55

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) encaminhou dois ofícios à Secretaria estadual do Meio Ambiente cobrando providências urgentes para coibir a degradação da represa de Itupararanga. O parlamentar tomou a iniciativa a partir de denúncias veiculadas pela imprensa local e apresentadas na última reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê (CBHSMT), realizada em 27/2.

As informações dão conta de um alerta do técnico ambiental Salvador Alves dos Santos, para quem, se o processo de ocupação não for contido, "a região de Sorocaba corre o risco de, em pouco tempo, ficar sem água em qualidade e quantidade".

Hamilton Pereira também se refere à denúncia encaminhada por integrantes de ONGs e do Conselho Gestor da APA sobre o risco de contaminação da represa em decorrência do plantio irregular de soja às suas margens, no bairro Oriental, em Mairinque. Os ambientalistas Ildéia Maria de Souza e Maurício Tavares de Lima pediram que o comitê apure informações de que o produto seria cultivado numa área de 3 alqueires, perto do trecho de captação, e tome providências para garantir a qualidade da água consumida.

O parlamentar, que é autor da Lei 11.579/2003, que ampliou os limites da APA (Área de Proteção Ambiental) de Itupararanga, entende que a lei foi criada exatamente para fornecer condições de proteção à área. "No entanto, mesmo com a promulgação da lei e a criação do Conselho Gestor da APA, as ações dos órgãos ambientais têm sido extremamente tímidas e não têm conseguido inibir as agressões a este manancial de valor inestimável para inúmeros municípios da região", protesta Hamilton.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp