Parlamentar pede informações sobre qualidade de água dos reservatórios

Deputado quer que os dados sobre monitoramento das águas seja disponibilizado para consulta pública
25/04/2005 11:26

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Giba Marson

Preocupado com a qualidade da água dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo, o líder do Partido Verde na Assembléia Legislativa, deputado Giba Marson, apresentou o requerimento nº110/2005 solicitando à Procuradoria Geral de Justiça que informe se o Ministério Público do Estado de São Paulo recebeu da Secretaria do Meio Ambiente e da Sabesp as informações referentes ao sistema de flotação como processo de despoluição do rio Pinheiros, conforme foi solicitado em 2001.

Como essas informações não foram divulgadas para a opinião pública, Giba Marson quer saber quais foram os volumes de água transferidos mensalmente pela Sabesp nos anos de 2000 a 2004 do braço do Taquacetuba para a represa de Guarapiranga e em quais pontos do reservatório está sendo realizado o monitoramento em tempo real e quais são as providências da Sabesp quando ao controle da qualidade da água no braço Taquacetuba em função do bombeamento, uma vez que o relatório do ano de 2004 não faz menção específica ao monitoramento. Na opinião do parlamentar, os dados sobre a qualidade da água dos reservatórios que abastecem São Paulo devem ser disponibilizados para consulta pública.

"Devemos e podemos monitorar a qualidade da água da Billings, da Guarapiranga, do Rio Grande e de outros reservatórios importantes em tempo real. Devemos dispor deste banco de dados com parâmetros da qualidade da água, transparentes e acessíveis a pesquisadores e a toda comunidade. Assim poderemos verificar o que está sendo executado pela Cetesb, na vigilância em tempo real desses mananciais", defende o parlamentar.

Segundo o parlamentar, a captação excessiva tem causado degradação da qualidade da água dos reservatórios em todo o mundo. "Isto está ocorrendo no braço do Taquacetuba que deveria servir como alternativa e ser utilizado com parcimônia para suprir o reservatório do Guarapiranga. Naquele braço da Billings, a água era de boa qualidade até dois anos atrás, com uma vazão constante de até 2 metros cúbicos por segundo. Mas esta transposição, que deveria ficar nestes limites, foi duplicada e, em certas ocasiões de maior estiagem, retirada até em volumes maiores. Ao que tudo indica, o braço do Taquacetuba está se encaminhando para a sua rápida deterioração" alertou Marson.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp