Frente Parlamentar vai defender interesses da citricultura


09/10/2007 10:39

Compartilhar:


Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura será lançada no dia 24/10, às 10h, na Assembléia Legislativa. A iniciativa é do deputado Davi Zaia (PPS).

A frente, que conta com a adesão de 37 deputados, visa apoiar a produção de laranja no Estado e se propõe a funcionar como fórum de debates de temas ligados à cadeia produtiva. A concentração do mercado é um dos assuntos em pauta.

Citricultores e indústria de suco estão em conflito porque, segundo a Associtrus " uma das entidades que representa os produtores de laranja ", o mercado é controlado por apenas quatro grupos de empresa que determinam o preço e de quem irão comprar o produto.

Os produtores se queixam de dificuldades financeiras porque, segundo eles, os preços pagos às vezes não chegam a cobrir os custos de produção. A Associtrus estima que cerca de 20 mil citricultores abandonaram a atividade nos últimos anos.

A disputa entre produtores e indústria está sob investigação da Secretaria de Defesa Econômica e levaram a uma operação de busca e apreensão de documentos e aparelhos eletrônicos em seis municípios do Estado.

A citricultura paulista também enfrenta o greening, doença provocada por uma bactéria que ataca os laranjais, deformando os frutos e provocando sua queda.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp