Da Tribuna


07/04/2010 17:40

Compartilhar:


Superfaturamento



Carlos Giannazi (PSOL) fez uma denúncia a respeito de construções e reformas que estão sendo feitas em algumas escolas da rede estadual. Segundo o deputado, há superfaturamento nas reformas realizadas pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O valor especificado nas placas localizadas nas escolas em obras não condiz com as reformas que estão efetivamente sendo realizadas. Giannazi citou o caso específico da escola Comendador Benevides Beraldo, do município de Itapecerica da Serra. De acordo com o parlamentar, o Estado pagou pela construção de um alambrado na quadra esportiva que ainda não foi construído. (NS)



Dia Mundial da Saúde



Fausto Figueira (PT) lembrou o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, mas lamentou a falta de motivos para comemorações no Estado de São Paulo. O deputado apresentou uma tabela salarial da Secretaria da Saúde que, segundo ele, reflete a importância do setor para o governo estadual. "Os funcionários da Saúde estão em uma luta absolutamente legítima. Não podemos continuar priorizando outros setores enquanto esses funcionários recebem, no máximo, R$ 1.500 com os adicionais", declarou. (NS)



Posse de Goldman 1



Maria Lúcia Prandi (PT) lamentou a atitude do novo governador, Alberto Goldman, na cerimônia de posse, em 6/4. De acordo com ela, o governador se dirigiu apenas à Mesa Diretora, e não cumprimentou os demais deputados. A parlamentar afirmou ainda que o discurso de Goldman foi esclarecedor a respeito de seu pensamento, de sua atuação e de como será sua política de governo. Prandi também manifestou seu apoio à emenda, apresentada pelo deputado Rafael Silva (PDT), ao PL 13/2010, garantindo o pagamento do Adicional Local de Exercício em sua integralidade aos policiais militares portadores de deficiência física. (NS)



Posse de Goldman 2



Carlinhos Almeida (PT) também falou sobre a posse de Alberto Goldman, que assumiu o cargo pela renúncia de José Serra, pré-candidato à Presidência da República. De acordo com o deputado, em seu discurso de posse, Goldman perdeu a oportunidade de dizer ao povo de São Paulo o que vai fazer nos nove meses em que ocupará o cargo. Para o deputado, foi um discurso "partidário e eleitoreiro", que não abordou os problemas do Estado, como segurança pública, educação e saneamento: "É de se lamentar". (TB)



Fornecimento de remédios



Vanderlei Siraque (PT) elogiou a realização da audiência pública que debateu o fornecimento de remédios pelo Poder Público. Ele ressaltou que os membros da Comissão de Saúde e Higiene receberam diversos representantes de segmentos da sociedade para discutir a questão, dentre eles o desembargador Wanderlei Frederico, do Tribunal de Justiça; Reinaldo Capelli Júnior, do Ministério Público; Luciana Carvalho, da Defensoria Pública; e Vera Lúcia Soberval de Oliveira, do Conselho Estadual de Saúde. Siraque disse que está contente com a posição defendida pelos debatedores e que espera uma nova postura do governador Alberto Goldman. (TB)



Dia Mundial da Saúde



Marcos Martins (PT) falou sobre o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. O deputado ressaltou que estava presente na audiência pública que debateu o fornecimento de remédios pelo Poder Público: "Deu para perceber que não temos muita coisa para comemorar no Estado de São Paulo com relação a saúde pública", afirmou. Martins enfatizou a angústia e o sofrimento que percebeu nos participantes da reunião, e citou as enormes dificuldades enfrentadas pelos pacientes, como as enormes filas, a falta de atendimento, a dificuldade de se marcar consultas e a falta de medicamentos. (TB)



Exemplo para a educação



Edson Giriboni (PV) destacou o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual Professor Astor Vasques Lopes, do bairro Jardim Brasil, em Itapetininga, que conseguiu a melhor pontuação no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Giriboni elogiou o compromisso da equipe escolar, coordenada pela diretora Arlete Milanezi Ansbach. Ele também citou alguns projetos desenvolvidos pela escola, como o leitura em família, brincando com matemática e a participação dos pais, caracterizando um trabalho coletivo com sucesso: "Esse resultado comprova que com comprometimento é possível se fazer muitas coisas", afirmou. (TB)



Heróis policiais



Rafael Silva (PDT) se solidarizou com os policiais militares que, por conta de sua luta contra os marginais, passaram a ser portadores de deficiência. "De que adianta morrer como herói diante da necessidade de seus familiares?", questionou o deputado, se referindo à emenda que propôs ao PLC 13/2010, que estende o pagamento do Adicional de Local de Exercício. Para ele, chegou o momento de se fazer justiça, aprovando a emenda. O deputado ainda fez um apelo ao presidente Barros Munhoz para que acelere a tramitação do projeto. "Os deputados desta Casa ficarão ao lado desse grupo de heróis", ressaltou. (TB)



Não é só fatalidade



Simão Pedro (PT) solidarizou-se com a população do Rio de Janeiro, que registrou cerca de 100 mortos, além de muitos feridos e desabrigados devido aos alagamentos e deslizamentos de terra provocados pelas recentes chuvas. "Agora é um momento de reflexão política. O problema não é causado apenas pelas chuvas. Faltam políticas públicas que promovam investimentos em moradias populares e impeçam a construção em áreas de risco. Deve haver uma parceria maior entre governos estaduais e federal", disse o deputado. Para ele, os problemas decorrentes das chuvas em São Paulo são resultado de uma política habitacional centralizada, sem a participação social. (BA)



Exigindo dignidade



Olimpio Gomes (PDT) exibiu depoimentos do soldado Oliveira e do capitão Mondadore, ambos deficientes em razão de terem sido alvejados por tiros, e do sargento Florin, em coma por ter sido espancado por ladrões em sua casa. "São casos pungentes por sua natureza, mas que se agravam porque, afastados do serviço, esses profissionais perderam o Adicional de Local de Exercício". Sem assistência do governo a não ser a aposentadoria, muitos PMs deficientes sobrevivem graças à ajuda de associações da classe. Olimpio cobrou dos deputados posição firme em favor dos PMs. "Todos são solidários, mas depois votam no projeto do governo". (OT)



Amianto



Marcos Martins (PT), depois de cumprimentar os membros da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, que acompanharam a sessão no plenário Juscelino Kubitschek, leu artigo sobre os efeitos nocivos do uso do amianto à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Martins, autor da lei que proíbe o uso do amianto no Estado de São Paulo, citou diversos estudos que comprovam os efeitos perniciosos da substância. (OT)

alesp