Solicitado curso de audiodescrição para a Baixada


07/06/2010 17:05

Compartilhar:


Para permitir a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinemas e teatros, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) reivindicou ao governo do Estado a implantação do curso de audiodescrição na Baixada Santista. A capacitação é oferecida pelo Centro Paula Souza em escolas técnicas (Etecs) e faculdades de tecnologia (Fatecs), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O recurso permite a descrição clara e objetiva de informações que não estão contidas nos diálogos, mas são fundamentais para a compreensão da informação ou da cena, tais como expressões faciais e corporais, condições do ambiente, figurinos e efeitos especiais. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as sonoras do filme ou espetáculo.

"A iniciativa vai possibilitar a formação de profissionais que poderão contribuir para que o deficiente visual desfrute do prazer de assistir um filme ou uma peça teatral", justificou o deputado.

Além da audiodescrição, outros cursos podem ser oferecidos pelo Centro Paula Souza. Paulo Alexandre já reivindicou o de estenotipia, técnica de digitação que permite o registro de depoimentos, audiência e palestras em um teclado especial de 24 teclas que podem ser batidas ao mesmo tempo.

"A função de estenotipista é hoje muito procurada por deficientes visuais, que disputam um mercado de trabalho que oferece ótima remuneração. Um profissional pode receber até R$ 150 por hora de trabalho", ressaltou o deputado.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp