Semana Estadual da Educação propõe atividades que envolvam a população


09/09/2011 11:11

Compartilhar:


São Paulo poderá ganhar um dia e semana que envolvam a população em atividades ligadas à educação, caso seja aprovado o Projeto de Lei 861/2011, apresentado pelo deputado Ed Thomas (PSB). O PL estabelece o dia 19/9 e a semana em que ele se insere como o Dia e Semana Estadual da Mobilização Social pela Educação. "A universalidade da educação, como instrumento da democracia, deverá alcançar todas as localidades e camadas sociais do Estado de São Paulo", disse Thomas. Entre as atividades a serem promovidas pelas autoridades públicas estaduais estão a distribuição de panfletos sobre o tema e a criação de ciclo de palestras.

O deputado afirma, na justificativa da proposição, que o projeto se fundamenta nos pensamentos de Paulo Freire " "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" ", educador e filósofo cujo aniversário se celebra em 19 de setembro.

A Semana da Mobilização Social pela Educação tem como objetivos: dar importância ao acompanhamento da vida escolar das crianças e adolescentes; defender a qualidade da educação, valorizando o exercício da cidadania; promover as questões sócio-educacionais nas instituições públicas e privadas; dar acesso às informações sobre métodos educacionais, promovendo a inserção das pessoas com deficiência; valorizar o profissional da educação; promover o respeito à liberdade e apreço à tolerância, tendo como objetivo a erradicação da violência escolar. (GN)

alesp