Jovens deputados realizam trabalho sério no plenário da Assembléia Legislativa


24/11/2000 18:20

Compartilhar:


O estudante Bruno Santi, representante da cidade de Angatuba pelo Partido do Emprego, foi o primeiro a subir à tribuna no período da tarde. O jovem parlamentar apresentou projeto que defende a qualidade de ensino e a merenda nas escolas da periferia e a tese de que a melhoria escolar é o caminho mais econômico de prevenção da criminalidade.

Também pelo Partido do Emprego, a parlamentar Flávia Cristo, pela cidade de Boituva e em nome do Partido do Emprego, apresentou projeto que reivindica cursos profissionalizantes, através de convênios entre escolas e prefeituras, e cooperativas de trabalho, que têm apresentado bons resultados nos países desenvolvidos por auxiliarem a colocação do produtos obtidos nos mercados.

A única deputada que representa o Partido da Habitação, Roberta Antunes, de Boituva, é autora do projeto que cria, no âmbito dos municípios do Estado de São Paulo, o programa de cestas básicas de materiais de construção. "A habitação é uma coisa muito importante na vida do cidadão", declarou a deputada.

Pelo Partido da Juventude, o deputado Daniel Prestes da Silva apresentou projeto que dita sobre a criação de instituições que abrigam menores infratores nas propriedades do governo estadual em todas as cidades em que o governo estadual as possuir. Segundo o deputado, essas instituições deverão garantir aos seus internos alimentação balanceada; acompanhamento médico e psicológico. "Devemos dar uma nova chance àqueles jovens", justificou Prestes.

O deputado Vitor Berbel Monteiro, do Partido da Natureza, é autor de projeto que dispõe sobre a proteção das margens dos mananciais de águas no Estado. "O meu projeto tem como finalidade dar mais rigor à proteção das margens dos mananciais. O meio ambiente é um bem comum e assim deve ser tratado. Devemos buscar o desenvolvimento, mas sem prejudicar ao meio ambiente", justificou Monteiro.

Ao Partido da Saúde pertence a deputada Lívia Rodrigues Bukolts, de Guarulhos, que apresentou proposta para implementar o Programa de Tratamento da Obesidade. Segundo a autora, o governo estadual deverá prestar atendimento gratuito a obesos nos hospitais da rede pública. "Além dos problemas de saúde, essas pessoas enfrentam o preconceito e sofrem com os problemas sociais gerados a partir disso", afirmou Lívia.

Segurança Pública é o partido do deputado jovem Diego José de Freitas, de Itatiba. Seu projeto cria cursos profissionalizantes junto às instituições de correção penal do Estado de São Paulo. Segundo o autor, o projeto tem a finalidade de reeducar presidiários através de cursos no próprio recinto onde estão detidos. "Essa é uma forma de mostrar aos detentos que eles são capazes de trabalhar em prol da comunidade e que têm chances de recuperação e de serem inseridos novamente na sociedade", concluiu Diego.

alesp