Edir Sales vai fiscalizar de perto a utilização do Cadeião de Vila Prudente


05/07/2000 18:02

Compartilhar:


A deputada Edir Sales (PL) afirmou que pretende acompanhar de perto a utilização do Centro de Detenção Provisória da Vila Prudente, inaugurado no último dia 1.º de julho, pelo governo do Estado.

"Desde que a idéia da construção de um cadeião em Vila Prudente foi lançada, posicionei-me contrariamente. Encaminhei inúmeros documentos ao governo do Estado e fui a diversas audiências com autoridades estaduais para pleitear a paralisação das obras", ressaltou a deputada lembrando que obteve sucesso na suspensão da instalação de dois outros centros de detenção provisória, na Zona Leste.

Segundo Edir, a população de Vila Prudente reivindicava a edificação de um conjunto habitacional no mesmo local onde foi instalado o cadeião. "Foi lamentável o Poder Público não ter atendido aos apelos populares e, ao invés de entregar moradias, inaugurar uma casa de detenção numa área de alta circulação, uma vez que abriga um shopping center, além de escolas."

A deputada informou que o governo insistiu na conclusão do cadeião, sob a alegação de que vai esvaziar os distritos policiais da região e transferir os presos para o novo centro de detenção provisória. "É isso o que pretendo conferir. De fato, não cabe às delegacias cuidar de detentos, uma vez que a permanência deles em distritos é altamente perigosa, pois pode propiciar o resgate dos mesmos e colocar em risco a população."

De acordo com dados fornecidos pelo governo, serão transferidos para o Cadeião da Vila Prudente 485 presos que, atualmente, se encontram distribuídos pelas delegacias do Parque da Moóca (27), da Moóca (60), do Parque São Lucas (144), da Vila Formosa (77), da Vila Diva (129) e da Vila Alpina (48).

Para Edir, se o governo cumprir o que vem prometendo, as delegacias poderão realizar sua verdadeira função, que é a de investigar e de proceder diligências. "Vou monitorar para saber se realmente as delegacias estarão sendo esvaziadas e de que forma isso estará sendo feito. Afinal, o transporte de detentos exige muita segurança, para que não ocorra uma fuga em massa", prometeu a deputada.

A deputada destacou que quer fiscalizar também os procedimentos do centro de detenção no que se refere à segurança. "Já que o governo insistiu na obra do cadeião, para, segundo o que as próprias autoridades informaram, alocar os presos dos distritos policiais da Zona Leste, tem que cumprir isso à risca."

Edir declarou que está pronta para denunciar e apurar qualquer irregularidade que venha a ser detectada no funcionamento do Centro de Detenção Provisória da Vila Prudente. "A população, principalmente a da Zona Leste, me elegeu para exercer o mandato de deputada estadual e, portanto, para representar a região na Assembléia Legislativa. Cabe ao Poder Legislativo fiscalizar as atividades do Executivo. Assim, quero ter certeza de que a transferência de detentos e posterior ocupação do cadeião acontecerá dentro do maior esquema de segurança possível".

A deputada disse ainda que conta com os órgãos de imprensa e com os moradores da região " para os quais estarei à disposição no sentido de receber reclamações", para maior rigor no acompanhamento das atividades do cadeião.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6597/6599)

alesp