Junji agiliza curso de qualificação profissional

Após mobilização do parlamentar, projeto da Associação Presbiteriana da Graça é aprovado pelo governo federal
17/07/2000 17:35

Compartilhar:


Mais um trabalho social do deputado estadual Junji Abe (PSDB) surtiu efeito para beneficiar a população da região do Alto Tietê. Após mobilização do parlamentar, o secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, conseguiu junto ao governo federal a aprovação de projeto que cria o curso de reciclagem profissional da Associação Presbiteriana da Graça, para ser incluído no Programa Capacitação Solidária. A medida atende à solicitação do vereador Luiz Alves Teixeira (PFL).

A proposta, informa Junji, visa a formação de jovens entre 16 e 21 anos para exercer a profissão de auxiliar administrativo. As vagas, lembra Junji, estão disponíveis para os jovens carentes de 16 a 21 anos. "Mas, para isso, todos os interessados precisam estar cursando ou ter completado o Ensino Fundamental, o equivalente ao segundo grau. Os aprovados também ganharão vale-transporte, lanche e bolsa-auxílio de R$ 50,00", salienta Junji.

O parlamentar também está solicitando ao secretário Barelli apoio para aprovação de outro projeto da associação, com sede na região central de Mogi das Cruzes, para o Programa de Capacitação Solidária. "A proposta deste outro curso aborda a área de marketing e venda e é destinado a jovens com a mesma faíxa etária", afirma Junji.

O parlamentar iniciou a mobilização para agilizar os cursos em abril deste ano, com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho para liberar projetos vinculados ao Plano Municipalizado de Qualificação Profissional (PMQ) apresentados pela Associação Presbiteriana da Graça,

O plano objetiva a capacitação profissional de trabalhadores, desempregados e seus dependentes. Entre os cursos requisitados pela Associação destacam-se os de Gestão de Qualidade, Instalação e Manutenção de Microcomputadores; Noções Básicas de Informática; Pedreiro, Pedreiro Revestidor de Parede, Recepção e Atendimento ao Cliente, Pintura Residencial, Mestre de Obras, Eletricista Residencial.

"Serão abertas 1.835 vagas nestes cursos, beneficiando moradores de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e São Paulo. "O plano atende todas as exigências legais, tendo sido aprovado pelas Comissões Municipais de Emprego dos municípios que serão beneficiados", assinala Junji Abe.

O deputado analisa que o programa desenvolvido pela Associação Presbiteriana da Graça tem uma importância social muito grande. "Quem está trabalhando, terá a oportunidade de se aperfeiçoar se adequando às novas exigências do mercado. Quem está parado poderá aprender uma nova profissão, enriquecendo seu currículo profissional."

Todos os setores, complementa, devem se adequar às novas exigências do processo produtivo e de prestação de serviços. "Estamos trabalhando para encontrar meios de alavancar o desenvolvimento social e econômico do Estado e gerar emprego", sintetiza Junji.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp