Deputado propõe Fatec para Pederneiras


04/07/2006 15:53

Compartilhar:


O deputado Luis Carlos Gondim Teixeira (PPS) vai pedir ao governo do Estado a implantação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Pederneiras, na região de Bauru. Com o pleito, o parlamentar pretende proporcionar a qualificação da mão-de-obra local em nível superior para atuar no pólo de reciclagem de autopeças. O setor é um dos mais importantes da cidade e engloba mais de 80 empresas.

A reivindicação será feita por meio de um projeto de lei encaminhado à Assembléia Legislativa. O objetivo é dar oportunidade para os moradores de baixa renda, cujas famílias não têm condições de sustentar seus estudos. Vinculado ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a Fatec oferece ensino superior gratuito. Os candidatos são escolhidos por meio de processo seletivo.

"É uma maneira de incentivar a mão-de-obra local, que já atua ativamente nesse pólo tão importante", destacou Gondim, que elogiou o trabalho desenvolvido pelas empresas do segmento. Elas englobam mais de 3 mil empregos no município. Entre os produtos reciclados, estão dínamos e motor de arranque. Como justificativa ao projeto, o parlamentar também aponta os benefícios gerados pelo reaproveitamento de sucata ao meio ambiente.

A prefeita de Pederneiras, Ivana Maria Bertolini Camarinha (PV), destacou que a instalação de uma Fatec no município será importante para desenvolver mais esse pólo, com qualificação de pessoal em nível superior. "Uma unidade como essa vai preparar mais mão-de-obra. Além disso, mais jovens poderão estudar aqui mesmo", comentou.

Ivana acrescentou ainda que a Fatec também complementará um trabalho de garantir treinamento de profissionais e, conseqüentemente, fomentar esse setor. A Prefeitura de Pederneiras já conseguiu a implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na cidade.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp