Deputada pede informações sobre programação da Semana de Prevenção à Osteoporose


26/02/2004 16:03

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando informações da Secretaria de Saúde do Estado sobre as atividades programadas para a Semana de Prevenção e Combate à Osteoporose, que deve acontecer anualmente entre os dias 1º e 7 de março. A realização desse período para orientação e identificação de mulheres com a doença é determinada pela Lei 11.246, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em 5 de novembro de 2003.

"No ano passado, não tivemos qualquer notícia sobre a realização da Semana de Prevenção e Combate à Osteoporose pela Secretaria de Saúde. Não podemos permitir que a omissão seja repetida, porque essa é uma ação que beneficia diretamente toda população feminina de São Paulo", enfatiza a deputada, autora do projeto que deu origem à lei. Em todo Brasil, estima-se que cerca de 5 milhões de mulheres têm a doença.

Para a parlamentar, o Poder Público tem o dever de atuar no combate e na prevenção da patologia, que pode ocasionar conseqüências graves à saúde das mulheres. "As pessoas que têm a doença ficam mais suscetíveis a fraturas de difícil recuperação e que comprometerão sobremaneira sua qualidade de vida. Sem dúvida, investir na prevenção e no tratamento de quem já tem a doença tem custos mais baixos e benefícios mais elevados", adverte Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp