Ampliação do efetivo da PM na Baixada Santista e no Vale do Ribeira


28/10/2003 15:40

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) apontou, em ofícios enviados ao secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alberto Silveira, a necessidade de ampliação imediata do efetivo do 6º Comando de Policiamento do Interior (CPI/6), que agrega os batalhões e companhias da PM da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

A parlamentar aponta falta de ações para repor e ampliar o número do efetivo total de policiais nas duas regiões, onde 81 homens se aposentaram."Enquanto a violência cresce, o Governo estadual adota apenas medidas burocráticas", frisa a deputada. "Não é possível que a ampliação do número de policiais fique apenas no papel."

Segundo a parlamentar, a partir de dezembro de 2002, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira viram, na prática, o número de policiais cair de 3.208 para 3.127. Teoricamente, o quadro fixado como ideal, por meio de portaria do Comando Geral da Polícia, subiu de 3.422 policiais para 3.578. A diferença entre o efetivo fixado na portaria e aquele que realmente está à disposição é de 12,6%. Além disso, 15% dos policiais realizam serviços administrativos. Há, ainda, aqueles que estão em férias e licenças médicas.

"O que as duas regiões precisam, particularmente a Baixada, é que o efetivo apontado na teoria seja respeitado na prática", afirma Prandi, destacando que o crescimento da violência é a principal causa de a região ter a menor expectativa de vida no Estado.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp