Deputado sugere nome a hospital de São Paulo


20/04/2005 11:12

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa de São Paulo sugerindo que o nome da médica Nadima Nehemy Kassab seja dado ao Hospital Geral do Grajaú, localizado na Capital paulista.

Em sua propositura, Pedro Tobias ressalta que pretende prestar uma justa homenagem a quem deixou tantas referências em sua vida profissional e pessoal. "Foi uma mulher à frente de sua época. Era dotada de extraordinário desprendimento das coisas materiais e, se alguém estivesse com qualquer tipo de dificuldade, a doutora Nadima sempre procurava uma alternativa para buscar a solução", destaca o deputado.

Nadima Nehemy Kassab nasceu no dia 8 de dezembro de 1923, na cidade de São José da Bela Vista, interior paulista. Filha de imigrantes sírios, ainda jovem começou a se destacar como professora normalista, lecionando na fazenda Santa Adélia, na mesma região. Estudou filosofia e escreveu, por longo tempo, como colaboradora do jornal Diário de Franca.

Aos 23 anos, Nadima saiu da casa dos pais para ingressar na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná. Nesse período, em 1947, conheceu Fuad Kassab, também estudante de medicina, com quem se casou em 1953. Um ano antes, em 1952, formou-se médica e especializou-se em cardiologia.

Trabalhou como médica por aproximadamente 30 anos, no INSS (antigo IAPI) no bairro Várzea do Carmo, em São Paulo. Foi também médica assistente (voluntária) na enfermaria do professor Jairo Ramos, na Escola Paulista de Medicina e atendia em seu consultório particular juntamente com o seu marido.

Além da medicina, a outra grande paixão de Nadima foi a literatura e a cultura em geral, fazendo parte, inclusive, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames).

Nadima permaneceu casada com o médico Fuad Kassab por quase 50 anos, quando faleceu em 25 de maio de 2003, com 79 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória aguda, desencadeada por uma infecção pulmonar.

e-mail: ptobias@al.sp.gov.br

alesp