Curso discute problemas relacionados ao adolescente


22/10/2002 19:32

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa recebeu nesta terça-feira, 22/10, pela manhã, profissionais de saúde vindos de mais de 50 municípios paulistas para discutir questões relativas à saúde do adolescente, focando a discussão em questões relativas à saúde do adolescente homem. O evento, intitulado Curso de Capacitação em Saúde da Mulher e do Adolescente, é promovido pela Área Técnica da Saúde da Mulher e do Adolescente da Secretária de Estado da Saúde.

Para a coordenadora do curso, Albertina Duarte Takiuti, a escolha do tema "menino" deve-se ao fato de o homem sentir-se mais envergonhado do que a mulher na procura de ajuda para problemas relacionados com a sexualidade. "O menino é vítima, a todo momento, dos desafios por causa de sua insegurança e isto torna mais difícil dizer não às drogas, ao sexo sem camisinha, aos fatores de proteção", afirmou Albertina.

A reunião esteve centrada na discussão do caso Por que sou baixo? A médica Tamara Beres Leder Goldberg, da Unesp/Botucatu, e a psicóloga Maria Regina Domingues Azevedo, mestre pela Universidade do ABC, discutiram com os participantes os limites da normalidade peso e altura no adolescente masculino.

Segundo Goldberg, acontece, no Brasil, uma transição da desnutrição para a obesidade e sobrepeso. "Antes tínhamos a desnutrição; hoje temos a obesidade e o sobrepeso, resultando em crianças pequenas em estatura e obesas", asseverou. Segundo dados trazidos por ela, 80% das crianças e adolescentes obesos serão adultos obesos, portanto com maiores riscos de eventos mórbidos. "Perdemos, em média, 300 mil brasileiros por ano, vítimas de acidentes cardiovasculares cerebrais e coronarianos. Precisamos, pois, cuidar da saúde da criança e do adolescente em todos os níveis", comentou.

"Desde pequenos, os meninos são estimulados a serem altos e fortes, como que saídos de uma forma", ponderou a psicóloga Maria Regina. Para ela, o alto índice de depressão entre os meninos, 32%, ocorre em função da cobrança social de um corpo perfeito e altura idealizada, "que não é, muitas vezes, atingida, até por causa da própria constituição física de cada um".

Segundo a psicóloga, esse problema pode ser minimizado com o apoio e acolhimento das equipes multidisciplinares dos Centros dos Adolescentes, que vão estimular o resgate da auto-estima e da autoconfiança.

Palestra segue à tarde

A palestra do Curso de Capacitação em Saúde da Mulher e do Adolescente prosseguiu, após período de pausa para o almoço, no auditório Franco Montoro. O tema do período da tarde foi Meninos não choram.

A psicóloga Teresa Helena Schoen Ferreira, do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo, explicou que desde cedo o menino sofre pressão para assumir determinados comportamentos esteriotipados. "O jovem é estimulado socialmente a reagir de forma agressiva a contrariedades e isso, sem dúvida, influi na violência moderna."

Segundo Teresa, há imposição para que o homem não adote a paternalidade na íntegra e tampouco a divisão de tarefas domésticas. "Homens são desestimulados a trocar bebês e a lavar louça, por exemplo."

O deputado Duarte Nogueira (PSDB) representou os parlamentares da Casa no evento, ressaltando os programas desenvolvidos no Estado em prol da mulher e dos adolescentes. "Nas próximas semanas estaremos apreciando o Orçamento estadual para 2003 e, certamente, esses projetos continuarão a ser priorizados."

O presidente da Assembléia, Walter Feldman, finalizou o debate. Ele elogiou o espírito militante da doutora Albertina e ela aproveitou para reforçar a necessidade de mais recursos destinados ao atendimento de adolescentes. "Quem trabalha com jovens precisa de verbas suficientes para fazê-lo com competência", afirmou a médica.

Para Feldman, as mulheres já conquistaram seu espaço na sociedade e hoje estão em processo de ocupação desse lugar. "É isso que falta à juventude: brigar por seu espaço e ocupá-lo", destacou Feldman, informando que já se encontra em construção o Parque da Juventude no local anteriormente ocupado pelo complexo do Carandiru.

A próxima palestra do Curso de Implantação acontece no próximo dia 19/11, no próprio auditório Franco Montoro, e tratará do tema Câncer de mama.

alesp