Educação é campeã de projetos no Parlamento Jovem


30/10/2002 19:09

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Já estão na reta final os preparativos para a quarta edição do Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa de São Paulo. Com sessão marcada para o dia 22 de novembro, o evento já conta com 327 inscritos, estudantes da 5ª à 8ª série de escolas públicas e particulares de todo o Estado. Os inscritos foram selecionados em suas escolas de origem e concorrem a 94 cadeiras, número correspondente ao de deputados estaduais.

Cada um deles teve de escolher um partido temático, de acordo com o assunto tratado no trabalho em forma de projeto de lei que apresentaram no momento da inscrição. Por exemplo: se um candidato apresentou um "projeto de lei" para melhorar a agricultura em uma determinada região do Estado, teve de se inscrever no Partido da Agricultura. Ao todo, são 12 partidos, mas o que concentra o maior número de candidatos é o da Educação, com 107 projetos (veja quadro).

A partir de agora, será formada uma comissão encarregada de avaliar os projetos, composta por representantes indicados pelas lideranças partidárias da Assembléia. Com base nas notas atribuídas por essa comissão, serão definidos os 94 melhores trabalhos.

Maioria feminina

Entre os candidatos, 129 provêm de escolas estaduais, 45 de escolas municipais e 153 da rede privada. As meninas estão em maioria: 189. São 60 os oriundos de escolas da Capital, enquanto 228 são do Interior e 39 da Grande São Paulo.

As atividades dos eleitos começarão no dia anterior ao da sessão, com a chegada ao hotel e o cadastramento. À tarde, os deputados jovens seguem para o Palácio 9 de Julho, onde serão recebidos pelo presidente da Assembléia e participarão de uma palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo, ministrada pelo Secretário Geral Parlamentar da Casa, Auro Augusto Caliman. Depois do jantar, montam as três chapas que concorrerão no dia seguinte à mesa diretora dos trabalhos.

A sessão do Parlamento Jovem dura o dia inteiro. Terá início às 9 horas da manhã, com a diplomação e a posse dos deputados. Seguem-se a eleição da mesa diretora e a discussão e votação dos projetos.



Distribuição dos projetos por tema

Tema Nº de projetos

Agricultura 14

Cultura 14

Defesa do Consumidor 4

Direitos Humanos 25

Educação 107

Emprego 17

Esporte 10

Habitação 03

Juventude 21

Natureza 56

Saúde 27

Segurança Pública 29

alesp