Parte da Exposição Primeiro Imigrante é montada na Assembléia


27/11/2000 18:14

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa abriga a partir desta segunda-feira, 27/11, um excerto da Exposição "O primeiro imigrante: o índio no Estado de São Paulo", que ficou instalada no Memorial do Imigrante, no período de julho a outubro de 2000, por iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura.

O segmento montado refere-se aos índios Pankararu, que migraram de Pernambuco para São Paulo, nos anos 50, devido à grande seca que atingiu o Nordeste, principalmente no ano de 1955. Outro fato que incentivou a migração foi a invasão das terras dos Pankararu, em Brejo dos Padres, às margens do rio São Francisco. Cerca de 30% do território foi invadido, sobretudo nas áreas abastecidas com água.

A exposição reúne uma oca, em cujo interior estão expostas fotos de integrantes dessa tribo, que atualmente habitam favelas paulistanas às margens do rio Pinheiros, concentrando-se na favela Real Parque, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo. Alguns também estão instalados no Cingapura do Jardim Panorama. Por causa do preconceito contra os índios, a maioria dos integrantes da tribo oculta sua origem para conseguir emprego. Os homens trabalham como segurança em edifícios próximos e as mulheres prestam serviços domésticos.

alesp