INCENTIVO À INDÚSTRIA TÊXTIL - OPINIÃO

Alberto "Turco Loco" Hiar*
21/11/2000 11:21

Compartilhar:


Hoje, o Brasil passa por diversas dificuldades econômicas que vêm gerando altos índices de desemprego. A redução do ICMS é uma fórmula encontrada por alguns Estados para manter as empresas, porém essa solução provocou a chamada "guerra fiscal".

Durante alguns meses, tive vários contatos com a industria têxtil. O mais surpreendente é que durante o Plano Real, em que muitos garantem ter tido prejuízos, os investimentos nessa área só cresceram. No período de julho de 1994 a outubro de 2000, para uma inflação de 86,3%, os preços de vestuários não só não foram corrigidos, como baixaram cerca de 5,2%. Isso não foi nenhuma mágica; e, ao contrário do que muitos pensam, essa área não teve nenhum incentivo do governo, mas sim uma união nacional por meio da Associação Brasileira da Industria Têxtil (ABIT), que estimulou seus associados a investir no setor.

Segundo o jornal Sunday Times, assim como comentários do New York Times sobre a grande "explosão da indústria de moda brasileira", o Brasil pode chegar a ser a Capital Mundial da Moda, para surpresa de todos. Esse setor emprega cerca de 1,4 milhão de trabalhadores em todo país e até o final de 2000 pretende abrir mais 50 mil novas vagas.

O potencial do setor têxtil brasileiro incentivou o governo federal a indicá-lo ao Fórum de Competitividade, tendo como metas a geração de 470 mil novos empregos e aumento das exportações próximo a 4,3 bilhões de dólares.

Como deputado estadual, empenho-me em viabilizar incentivos do governo do Estado, com o intuito de minimizar o problema do desemprego. Existem vários projetos tramitando na Assembléia Legislativa que transmitem uma falsa idéia de geração de empregos, cuja intenção real é favorecer determinados setores. Se possuímos um setor que vem mostrando competência e determinação em ampliar seus investimentos, por que não incentivar a indústria têxtil?

Realmente fica difícil compreender as ações de certos grupos, empenhados apenas em garantir seus lucros. A política de hoje exige uma visão mais ampla e democrática dos problemas sociais e eu, como deputado, farei o que estiver ao meu alcance para mudar esse cenário.

*Alberto "Turco Loco" Hiar é deputado estadual pelo PSDB.

alesp