Comissão de representação vai à Conferência Mundial de Combate ao Racismo

Conferência, que acontece na África do Sul, pretende definir novas estratégias para uma igualdade
30/08/2001 15:50

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Nivaldo Santana (PCdoB) é um dos integrantes da Comissão de Representação da Assembléia Legislativa que vai a África com a finalidade de acompanhar e participar da III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, à Discriminação Racial, à Xenofobia e a Intolerâncias Correlatas, que acontece entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro deste ano, em Durban, África do Sul.

A Conferência será uma oportunidade para reflexão, debates e criação de uma nova visão mundial para as lutas contra o racismo no século XXI. O evento contará com a presença de líderes governamentais, organizações internacionais e intragovernamentais, e organizações não-governamentais, entre outras.

Nas duas conferências realizadas na cidade de Genebra, Suíça, em 1978 e 1983, os debates enfocaram, principalmente, o apartheid, a condenação ao colonialismo na África, as ideologias racistas, a dupla discriminação sofrida pela mulher negra e o massacre dos povos indígenas.

Esta III Conferência abarca outras formas de racismo e preconceito, como a retomada de sentimentos xenofobistas, discriminação contra povos indígenas, comunidades religiosas, migrantes, refugiados e minorias. Abordará ainda medidas de prevenção, educação e proteção, a fim de erradicar essas manifestações.

Outro objetivo da Conferência é definir novas estratégias para alcançar a igualdade plena e efetiva que contemple a cooperação internacional entre as nações e o fortalecimento de mecanismos eficazes de combate a todos os tipos de discriminação.

alesp