Os benefícios de maior integração de Universidades e Empresas


22/10/2003 16:09

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) afirmou no último sábado, dia 18/10, em Bauru, que os pólos de desenvolvimento estão próximos das cidades que possuem universidades, citando como exemplo São Carlos, onde as faculdades públicas desenvolvem trabalho conjunto com empresários da região, voltado ao aprimoramento industrial.

Pedro Tobias disse que a região de Bauru tem seis universidades, mas não existe esse tipo de entrosamento que permite investimentos em tecnologia. "Juntos, esses setores e o poder público poderiam criar um pólo industrial de ponta na região", ressaltou o deputado durante o 7º Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, realizado na Instituição Toledo de Ensino (ITE).

Na avaliação de Pedro Tobias, as universidades podem contribuir muito mais para proporcionar o desenvolvimento socioeconômico sustentado da região. "Trata-se de um segmento privilegiado que pode e deve participar efetivamente do processo, através de pesquisas e projetos de parceria em prol da comunidade", cobrou o deputado, lembrando que o poder público não cria emprego, mas sim a iniciativa privada.

Além de Pedro Tobias, o evento contou com as presenças do presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Sidney Beraldo (PSDB), do 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia, deputado José Caldini Crespo (PFL), e representantes de diversas entidades e da sociedade civil, que discutiram as prioridades da região. O parlamentar tucano também sugeriu a instalação de uma unidade da Fatec em Lins, com cursos voltados à produção de alimentos e de couro. Sobre a revitalização da rede ferroviária, Pedro Tobias disse que Bauru cresceu e se desenvolveu graças à ferrovia que, na sua opinião, precisa ser retomada com urgência.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, abriu o fórum apresentando o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e o Plano Plurianual (PPA) 2004/2007, que posteriormente foram detalhados, durante explanação do professor de Economia da Unicamp, Carlos Brandão.

Para o presidente da Assembléia, o governo tem que ter conduta profissional e implementar mecanismos que meçam as políticas públicas aplicadas, avaliando seus resultados positivos. "Vamos produzir um relatório, que será estudado tecnicamente e incluirá as demandas apresentadas em cada reunião do fórum, de forma que possamos priorizar os investimentos do Estado, conforme a necessidade de cada região administrativa".

VISITA A BROTAS

Pedro Tobias (PSDB) estará no município de Brotas na próxima sexta-feira, 24/10, prestigiando a cerimônia de abertura da 7ª edição dos Jogos Estaduais dos Idosos (JEI), que será realizada a partir das 16h30, no Estádio Municipal Jorge Rudney Atalla, localizado na entrada da cidade.

Além do parlamentar tucano, também estarão presentes à solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin, e o secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp