Estudantes da 6.ª edição do Parlamento Jovem tomam posse na próxima semana

Aviso de pauta
08/11/2004 19:38

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa será palco, mais uma vez, do Parlamento Jovem Paulista. O evento, que ocorre na próxima semana - 18 e 19 de novembro - reunirá 94 jovens estudantes do Ensino Fundamental, vindos das mais diversas regiões do Estado, para apresentar suas propostas, como deputados-jovens, ao Parlamento paulista.

Como vem acontecendo desde sua 1.ª edição, ocorrida em 1999, o Parlamento Jovem estimula o envolvimento dos estudantes com as questões ligadas ao dia-a-dia da comunidade, levando-os a confeccionar projetos de lei a serem submetidos à apreciação do Parlamento Jovem. O estudante deve optar por um dos 12 partidos temáticos: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.

Dos projetos inscritos neste ano, a maioria se concentra no Partido da Educação. São 82 proposituras que versam sobre esse tema. O segundo maior partido é o da Natureza, com 59 projetos. Seguem a estes os partidos dos Direitos Humanos, com 35; da Saúde, com 30; da Cultura, com 23; dos Esportes, com 20; da Segurança Pública, com 19; da Agricultura, com 17; do Emprego, com 15; da Juventude, com 8; da Defesa do consumidor, com 5; e da Habitação, com 2.

No dia do funcionamento do Parlamento Jovem, no plenário Juscelino Kubitschek, a Mesa Diretora assume a direção inicial dos trabalhos. Aberta a sessão, os 94 deputados jovens, assim como acontece na primeira sessão legislativa dos parlamentares efetivos, fazem o juramento de posse e elegem a Mesa Executiva. A seguir, os estudantes defendem seus projetos na tribuna, que depois serão votados pelos colegas.

alesp