Reunião preparatória para implantação do Gaeco na Baixada Santista


20/10/2003 16:08

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) participou em 17/10 da reunião preparatória para implantação do Grupo de Atuação Especial Regional de Combate e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), na Baixada Santista. Convocado pelo procurador geral de Justiça do Estado, Luiz Antônio Guimarães Marrey, o encontro contou com a participação de Augusto Rossini, coordenador do Centro de Apoio à Promotoria de Execuções Criminais da Procuradoria Geral de Justiça, e dos promotores criminais das comarcas da Região Metropolitana.

"Este é um passo importante para avançarmos na caminhada contra a criminalidade e a violência em nossa região. É preciso unir esforços para combater este mal, que está ceifando a vida da nossa juventude e matando nosso futuro", enfatizou a deputada Prandi, que fez uma emocionada explanação sobre as recentes pesquisas que apontam a violência como principal causa de a expectativa de vida na Baixada ser a menor do Estado.

As estatísticas citadas pela deputada são da Fundação Seade e apontam uma expectativa de vida de 68,8 anos para os homens que moram na Baixada, contra uma média estadual de 71 anos. Outros dados são da própria Secretaria de Segurança Pública do Estado que indicam o crescimento das ocorrências de roubo de cargas, narcotráfico e furto de veículos em relação ao ano passado.

A formação dessa força tarefa é fruto de um encontro entre os deputados Maria Lúcia Prandi e Fausto Figueira (PT) com o procurador geral de Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey. A reunião aconteceu no dia 18/9 na sede da Procuradoria, em São Paulo. Na oportunidade, os parlamentares manifestaram toda preocupação com o elevado número de assassinatos de jovens com idades entre 15 e 24 anos na região, conseqüência do crescimento de ações criminosas. "Diante desse quadro, o procurador Marrey assumiu o compromisso de iniciar ainda em outubro a implantação do Gaeco regional, o que está sendo cumprido", finaliza a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp