Assembléia realiza 3º Forum Nacional de Identidade Brasileira


23/04/2003 21:15

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa participou nesta terça-feira, 22/4, da abertura do 3º Forum Nacional de Identidade Brasileira, organizado pelo Centro de Estudos Orlando Villas Boas do Instituto do Legislativo Paulista.

Segundo o presidente da Casa, Sidney Beraldo, vivemos um momento importante para a história brasileira, com a consolidação da democracia. "A principal conseqüência desse processo é a liberdade que a sociedade conquista para viver sua cidadania", afirmou Beraldo associando os conceitos de cidadania e identidade nacional.

Maurílio Maldonado, diretor do ILP, disse que a Assembléia é um dos poderes do Estado que se tornou o maior exemplo de miscigenação. "São Paulo agrega comunidades de negros, europeus, índios e orientais, os formadores do povo brasileiro, e isso levou o Instituto a estudar com mais profundidade a nacionalidade brasileira."

Para o diretor é importante refletir sobre a base do caráter brasileiro e de suas características mais marcantes: a tolerância e a criatividade.

O Forum prossegue nesta semana, que foi denominada Orlando Villas Boas, e discute a contribuição de índios, negros e brancos na formação da identidade nacional.

O 1º secretário da Assembléia, Emidio de Souza (PT), disse que é apropriado discutir a identidade nacional na Semana Villas Boas. "Foi um grande sertanista que muito buscou esta identidade. É sempre interessante que o povo brasileiro busque sua raiz", afirmou Emidio, salientando a iniciativa do governo federal, que criou o Conselho Nacional de Combate ao Racismo.

Ao encerrar o evento, o deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Assembléia, destacou a importância do evento. Segundo Crespo, a identidade própria de uma nação como o Brasil é a beleza que se extrai da formação do seu povo. "Não sei se o brasileiro já é uma raça ou se um dia será. Mesmo que não sejamos ainda uma raça, já conseguimos uma unidade na maior diversidade que se encontra numa nação. Aliás, não sei se uma nação deveria procurar ser uma raça, pois, acima de tudo, somos a raça humana."

alesp