Críticas à má conservação do Sistema Anchieta-Imigrantes


28/03/2005 16:14

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, criticou o alto preço dos pedágios do Sistema Anchieta-Imigrantes e a precariedade das pistas do complexo administrado pela Ecovias, em pronunciamento no Plenário do Legislativo, na tarde de quarta-feira, 23/3. Ele também protestou contra as inversões e os bloqueios das pistas feitos sem critérios técnicos, que prejudicam a população de 1,5 milhão de habitantes, nos nove municípios que compõem a Baixada Santista.

Atualmente, quem se dirige à Baixada Santista de automóvel paga R$ 13,40 de pedágio, tanto na pista da Via Anchieta quanto na da Imigrantes. Já um caminhão com seis eixos gasta R$ 80,40 no mesmo sentido. "O piso das pistas ascendentes nos trechos do Planalto e na interligação está absolutamente deteriorado e, além disso, há um sem número de buracos que não condizem com o valor dos pedágios", lamentou Figueira.

Para o deputado, a pavimentação deveria ser impecável, tendo em vista o alto preço pago pela tarifa de pedágio. "Mas não é o que vemos acontecer", observou. Ele, inclusive, lembrou de uma pesquisa que aponta o Sistema Anchieta-Imigrantes como o pior avaliado em todo o Estado. "Se isso não fosse suficiente, temos ainda a falta de critérios no bloqueio do sistema, como o que fechou uma das pistas para a gravação de um comercial para a televisão".

O deputado, na própria quarta-feira, entrou em contato com Ulysses Carraro, presidente da Artesp (agência encarregada de fiscalizar as concessões rodoviárias no Estado), para cobrar melhorias no Sistema Anchieta-Imigrantes. Disse ainda que na próxima quarta-feira, 30/03, se encontrará com o presidente da Ecovias, Marcelino Rafart de Seras, e com o diretor de operações, João Lúcio Donnard, na sede da concessionária, na Capital, para tratar do assunto.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp