Secretário é convocado para falar sobre greve dos professores


24/03/2010 17:06

Compartilhar:


Os deputados Carlinhos Almeida e Enio Tatto, ambos do PT, apresentaram nesta quarta-feira, 24/3, requerimento de convocação para que o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, compareça à Assembleia Legislativa para prestar informações sobre a greve dos professores e a pauta de reivindicação da categoria. Segundo eles, a convocação tem por objetivo abrir um canal de diálogo entre o governo do Estado e os profissionais da Educação.

"Diante do movimento realizado pelos professores, com grande impacto na sociedade paulista por sua força, legitimidade e mobilização, esta convocação tem por objeto abrir um canal de diálogo entre o Executivo estadual e os trabalhadores da Educação para debater a pauta de reivindicação que levou a esta situação", justificam. Conforme os deputados, "o diálogo é a melhor e mais democrática maneira de se chegar a um resultado positivo tanto para o próprio governo quanto para a categoria e os estudantes".

Acrescentam que a falta de um canal de negociação é apontada por diversas entidades da Educação como um obstáculo para se construir um consenso em torno da pauta de reivindicação da categoria. "Justamente a falta de diálogo levou a categoria a utilizar o derradeiro instrumento de luta " a greve " que não é desejada por nenhuma das partes", afirmam. Como mais um exemplo da falta de diálogo, citam a ausência do secretário da Educação ou de seu representante na audiência pública do dia 23/3, na Assembleia Legislativa.

"Mesmo ante a ausência do representante do Executivo, entidades representativas e funcionários do setor participaram da audiência pública conduzida pelo presidente da Casa, Barros Munhoz.



carlinhos@carlinhos.org

alesp