Apuração de denúncias sobre fraudes em postos de combustível


11/02/2011 19:30

Compartilhar:


O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado Edmir Chedid (DEM), afirmou que solicitará ao governo do Estado a adoção de medidas contra os proprietários de postos de combustíveis que prejudicam os consumidores. A solicitação aparece fundamentada em reportagem do Jornal da Band que mostra cinco estabelecimentos que fraudavam o consumidor ao adulterar as bombas de combustíveis.

Para comprovar a fraude, o tanque de um carro foi adaptado para receber o combustível, que foi desviado para uma caixa transparente (assim, pode-se identificar a quantidade de combustível que iria para o tanque). Na Região Metropolitana de São Paulo, foram escolhidos cinco postos com preços convidativos para que pudesse realizar a análise quantitativa do que realmente foi entregue ao consumidor.

Na Assembleia Legislativa, Edmir Chedid afirmou que, conforme constatado pela reportagem, o consumidor pode perder entre R$ 6 e R$ 15. "Por isso, como presidente da comissão, coloquei o assunto em pauta com a intenção de apurar as denúncias e de solicitar o empenho do governo do Estado na fiscalização e na cassação da inscrição estadual destes estabelecimentos", comentou.

Há 10 anos, Edmir Chedid presidiu a CPI dos Combustíveis, numa época em que 18 milhões de litros de gasolina adulterada eram comercializados mensalmente na Região Metropolitana de São Paulo. "Esta CPI foi criada para apurar as irregularidades na distribuição, comercialização e qualidade dos combustíveis. Agora, a modalidade deste tipo de crime evoluiu, o que nos causa preocupação", finalizou.



echedid@al.sp.gov.br

alesp