Da Tribuna


06/05/2011 17:49

Compartilhar:


Trecho norte do Rodoanel



Luiz Marcolino (PT) disse que muitas famílias que viviam no entorno dos trechos sul e oeste do Rodoanel ainda estão sem moradia definitiva e pediu que, para a construção do trecho norte, haja melhor planejamento para que as cerca de 20 mil famílias, que serão desapropriadas, tenham moradia garantida. "É necessário que primeiro haja a compensação ambiental e social em todos os municípios para só depois permitir a liberação dos recursos do governo federal para o trecho norte", pediu. (DK)



Mudanças no ensino médio



"Há uma evasão escolar muito grande no ensino médio", afirmou Simão Pedro (PT), que elogiou as novas diretrizes do ensino médio, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Segundo Pedro, os estudantes do ensino médio noturno terão mais tempo para concluir os estudos e as escolas terão mais autonomia na definição da grade curricular, podendo manter modelo tradicional ou adotar projeto pedagógico de acordo com a vocação da região. "Numa região com vocação econômica turística, as disciplinas do ensino médio poderiam ser organizadas a partir da matriz de humanas", exemplificou. (DK)



Dia da Hipocrisia



"Podemos denominar o dia de hoje de Dia Nacional da Hipocrisia", disse Olimpio Gomes (PDT) referindo-se ao lançamento da Campanha Nacional do Desarmamento 2011 nesta sexta-feira, 6/5. Gomes questionou a eficiência da campanha, porque "criminoso não troca seu instrumento de trabalho por R$ 100 ou R$ 300, só se for aquela arma que ele usou para cometer algum crime", pois esta será destruída. Ele ainda falou que essa iniciativa é apenas "uma forma de mascarar a incompetência do governo federal. No setor de segurança pública, há conversa demais, homens demais e atitudes eficientes de menos", lamentou. (DK)



Rede pública de ensino 1



Celino Cardoso (PSDB) declarou que os recursos destinados as escolas da rede pública do Estado são os mesmos, assim como o salário dos professores, entretanto existe uma grande diferença entre a situação das unidades. Enquanto algumas se encontram em perfeita condição, outras estão fisicamente abandonadas e com o aprendizado comprometido. O deputado acredita que a participação da comunidade influencia diretamente a atuação das escolas: "Existem unidades em que os pais são chamados para reuniões ou para colaborarem com algo e simplesmente não aparecem", disse. Para ele, não se pode negar os investimentos do governo. (DV)



Rede pública de ensino 2



Donisete Braga (PT) concordou parcialmente com o pronunciamento de Celino Cardoso e acrescentou que nem sempre existe vontade por parte da direção e dos professores para melhorar a situação do sistema público. O parlamentar lembrou como os bônus são distribuídos aos servidores no final do ano e lamentou que somente alguns sejam beneficiados, por isso sugeriu uma mudança no modelo atual. Braga ressaltou que os educadores não brigam somente por melhores salários, mas também para um melhor aproveitamento das redes de ensino. "É preciso estimular os profissionais da área para que eles tenham motivação para educar". (DV)



Armas ilegais



Olimpio Gomes destacou que, em 1997, porte ou posse de arma não era considerado crime, o que mudou com a aprovação da Lei 9.437/1997. De acordo com Gomes, a partir de 2003 tornou-se ainda mais difícil obter autorização para aquisição de uma arma legal. Para o deputado, tal ato não vai reduzir em nada o problema de criminalidade do Estado, uma vez que o tráfico de armas existe. "Temos a arma que queremos, o calibre que quisermos, mas desde que seja ilegal", declarou. Pediu ao governo que acabem com essa hipocrisia e para o povo que não acredite que a criminalidade vai diminuir com posturas demagógicas. (DV)



Sub-região Norte



Celino Cardoso (PSDB) defendeu a criação da Sub-região Metropolitana Norte, que para o deputado foi esquecida por um tempo, mas vem sendo modernizada e melhorada em muitos aspectos. Cardoso comemorou a inauguração do Hospital das Clínicas de Franco da Rocha, que "vai conseguir atender toda a demanda daquela área". Entre outras conquistas, citou a construção de um viaduto sobre a linha do trem. O deputado afirmou que o governador atendeu as reivindicações dos moradores e reafirmou seu compromisso de implantar uma Fatec e quatro piscinões para combater as enchentes. "Estou feliz pelos investimentos", concluiu. (DV)



Brasil sem pobreza



Donisete Braga (PT) mencionou que o objetivo do ex-presidente Lula, e agora de Dilma Rousseff, é erradicar a pobreza do país. Para o deputado, será necessária uma política econômica sem inflação e um combate às altas taxas de juro para que isso aconteça. Criticou os juros aplicados pelas agências bancárias, mostrando como exemplo o extrato de uma funcionária da Casa. Depois elogiou o Brasil, suas terras férteis, e opinou por um maior investimento na agricultura a fim de gerar mais postos de trabalho. Defendeu também a existência de uma educação de qualidade. (DV)

alesp