Deputados petistas participam de marcha por moradia


08/05/2003 16:59

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Nesta quarta-feira, 7/5, uma marcha com cerca de 10 mil manifestantes organizada pela União do Movimento de Moradia, saiu da Praça da Sé e se dirigiu ao Palácio dos Bandeirantes, para levar as principais reivindicações do setor ao governador Geraldo Alckmin,. Maria Lúcia Prandi (PT), 4ª secretária da Assembléia Legislativa, e os deputados petistas Enio Tatto, Ítalo Cardoso, Mário Reali, Sebastião Arcanjo (Tiãozinho) e Simão Pedro acompanharam a manifestação.

No Palácio, a comissão representativa de 30 lideranças dos movimentos de moradia foi recebida pelo secretário adjunto da Habitação, Mauro Bragato, e representantes da Secretaria da Justiça e da CDHU, conseguindo a promessa de ser recebida pelo governador no prazo de quinze dias. Foi marcada ainda uma reunião na Secretaria da Habitação na próxima quarta-feira, 14/5, para verificar as pendências e estabelecer uma pauta para a audiência com Alckmin.

As principais reivindicações do movimento são a criação de um fundo estadual de habitação, a garantia da aplicação de 1% do Orçamento do Estado na habitação popular e de 10% desta verba para construções em regime de mutirões com auto-gestão. A comissão cobrou do governo a suspensão das ações de despejo em diversos locais da Capital.

"O movimento sai com a frustração de não ser recebido por ninguém do primeiro escalão, apesar de obter o compromisso de que será recebido pelo governador Alckmin em breve", resumiu Simão Pedro. O deputado promove, na próxima segunda-feira, 12/5, o seminário Direito à Moradia e Política Habitacional no Estado de São Paulo, a partir das 9h, na Assembléia Legislativa. O evento contará com as presenças do secretário nacional da Habitação, Jorge Hereda, do secretário estadual da Habitação, Barjas Negri, do secretário municipal, Paulo Teixeira, e do vice-presidente para Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Aser Cortines.

alesp