A Insegurança na vida do paulistano


24/10/2003 16:41

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

"Claustrofobia Urbana - A insegurança na vida do paulistano" foi tema de debate, presidido pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS), nesta semana, no Centro de Estudos Raduan, realizado em parceria com o grupo Novo Ideal, coordenado por Ronaldo Koloszuk e Eduardo Ferrari.

Para discutir as mudanças no comportamento da população paulistana devido ao medo gerado pela violência, participaram do debate o psiquiatra Moacir Costa e o especialista em segurança privada, Hugo Tisaka.

Moacir Costa tratou dos efeitos psicológicos causados pelo medo e citou como exemplo a crescente 'dependência' por blindagem de carros. "O Brasil só perde em número de carros blindados para a Colômbia, sendo que cresce cada vez mais o número de famílias que deixa de ter férias para blindar os seus automóveis". Para ele, a desigualdade social é a principal causa da violência, "e isso só mudará quando a própria população se conscientizar e colaborar para que a situação melhore".

Já Hugo Tisaka deu conselhos práticos para o cidadão se prevenir contra os riscos de seqüestro, ataques ou assaltos. "Nos últimos 15 anos, o índice de violência cresceu espantosamente, na mesma proporção em que as armas se sofisticaram e surgiram diferentes maneiras de abordagem de assalto".

Para o coordenador do Centro Raduan, Eduardo Ferrari, o debate foi muito oportuno para esclarecer os principais motivos que levam as pessoas a viverem aprisionadas, em decorrência do medo e da insegurança provocados pela violência na cidade de São Paulo. "Em vez de as pessoas se aprisionarem, elas deveriam se mobilizar e cobrar uma atitude efetiva do governo", finalizou Eduardo Ferrari.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp