Museu de Arte - Carregada de vitalidade, imaginação e poesia a pintura metafísica de Vera Cavallari


06/05/2009 14:01

Compartilhar:


Com refinada inteligência e fantasia a pintora Vera Cavallari desfruta, quase inconscientemente, das numerosas experiências da pintura contemporânea -- de modo especial do abstracionismo -- e as funde em imagens próprias que nascem de lembranças ou recordações de sonhos vividos anteriormente.



"Nós aprendemos fazendo", dizia Santo Agostinho. Da mesma maneira a artista desenvolve uma experiência informal, na qual o gesto e o labirinto dos sinais se investem de um imediatismo pragmático, coincidente, porém, com os impulsos mais meditados e profundos.



Segundo Osmar Pinheiro, cujo atelier a artista freqüentou: "Vera Cavallari busca uma espécie de pele da pintura, como criação de um corpo autônomo, capaz de falar da pintura sem desnecessárias narrativas. Aqui a pintura é assunto de seu próprio fazer, sua espessura e matéria são já o tema do trabalho. Daí a economia cromática que conduz para tons quase sempre terra e a extrema simplificação formal de planos quase sem cortes".



A artista alcançou a síntese de um longo trabalho de pesquisa, seja formal que existencial, cuja poética alcança os tons mais elevados e os ritmos mais modulados. Trata-se de uma pintura intelectual, mas não fria, carregada de vitalidade, aberta aos encontros e repleta de imaginação e de poesia.



O díptico "Sombras Prateadas", doado por Vera Cavallari ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, possui uma forte elegância metafísica substancial que é, sem dúvida, a dos sentimentos.



A artista



Vera Caval, pseudônimo artístico de Vera Lúcia M. Cavallari nasceu em São Paulo no ano de 1940. Formou-se em Pedagogia e Psicodramatria pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como diretora e orientadora educacional em diversos colégios particulares da capital, coordenou o setor de treinamento de educadores da Fundação Bradesco e participou de pesquisas no Cenpec.



Dedica-se as artes plásticas desde 1994. Cursou aulas de pintura e desenho sob a orientação dos professores Dalton de Lucca e Vera Martins no Chessington Art Group em Londres e, também com o professor Roberts.



Realizou sua primeira exposição individual no Atelier Dalton, em São Paulo, e participou de exposições coletivas no Chessington Art Group, Londres e em mostras individuais em galerias no Brasil.



Possui obras em diversas coleções particulares e noMuseu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp