Consórcio Social da Juventude terá 2.400 vagas jovens da Baixada


11/02/2008 19:11

Compartilhar:


A partir de março, 2.400 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, em Guarujá, Bertioga, Cubatão e Praia Grande serão qualificados para o trabalho. A iniciativa é realizada com recursos do Ministério do Trabalho e faz parte do Programa do Primeiro Emprego. As vagas para a Baixada Santista foram conseguidas por intermédio da deputada estadual Haifa Madi e do deputado federal Paulinho da Força (ambos do PDT). "Estamos trabalhando para trazer mais vagas em 2009. A qualificação profissional é a porta de entrada do jovem no mercado de trabalho. A capacitação, especialmente para aqueles que têm baixa renda e escolaridade, é fundamental para que o jovem consiga um emprego e se afaste do caminho da exclusão e da marginalização", afirmou a deputada Haifa Madi, durante a 1º Conferência da Juventude em Guarujá, ocorrida dia 9/2, no Casa Grande Hotel.

O objetivo do programa é desenvolver políticas públicas de geração do trabalho, emprego e renda, investir na profissionalização e na elevação da escolaridade. O programa é uma parceria entre as Prefeituras e o Instituto Data Brasil - uma instituição privada sem fins lucrativos dedicada à educação que trabalha com cursos e treinamentos direcionados à capacitação, qualificação/requalificação profissional de pessoas em parcerias com a sociedade civil e com órgãos governamentais.

Serão oferecidos cursos de Administração, Alimentação, Beleza e Estética, Construção e Reparos, Pesca/Piscicultura, Serviços Domiciliares, Turismo e Telemática.

A previsão é que as pré-inscrições sejam realizadas no final de fevereiro. De acordo com o Instituto, o Projeto será oficialmente lançado no inicio de abril. Para participar, o jovem precisa comprovar renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo, ter entre 16 e 24 anos completos até o final do curso, ser estudante, nunca ter trabalhado e nem recebido bolsa auxílio do governo federal para estudo.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp