Adeus a José Candido


14/02/2012 16:56

Compartilhar:


O deputado José de Souza Candido (PT) faleceu aos 69 anos na manhã de domingo, 12/2, no hospital Sírio Libanês, na capital. O deputado estava internado desde janeiro deste ano, em decorrência de um infarto sofrido após cirurgia de retirada da vesícula biliar.

A bancada do PT na Assembleia Legislativa considera ter perdido um virtuoso combatente da luta pela igualdade racial e inclusão dos menos favorecidos à sociedade.

O velório foi realizado no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, em Suzano, e o sepultamento, em 13/2, no Memorial do Alto Tietê, também naquela cidade.



Biografia



José Candido foi vereador por três mandatos em Suzano e estava cumprindo seu segundo mandato na Assembleia Legislativa. Deixa a esposa Laura Cândido, seis filhos e cinco netos.

Como deputado, o parlamentar pautou sua trajetória política em benefício da sociedade paulista. Foi presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia de 2008 a 2011, onde atuou em defesa e garantia dos direitos das comunidades carentes, dos direitos humanos e da luta pela igualdade racial.

Lavrador e metalúrgico, José Candido nasceu em Sabino, no Oeste paulista, e morou em Suzano, na Grande São Paulo, por mais de 30 anos. Foi vereador por três mandatos e eleito deputado estadual em 2006, tendo sido reeleito em 2010.

Iniciou sua trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores aos 19 anos, como líder comunitário e do sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Oriente.

Pai de Marcelo Candido, atual prefeito de Suzano, José Candido ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores.

Dentre tantas iniciativas que trouxeram conquistas de cidadania à sociedade paulista, duas delas alcançadas recentemente provocavam especial alegria ao deputado José Candido. O reconhecimento da posse da Fazenda Eureka pela Comunidade Quilombola do Cafundó, no município de Salto de Pirapora, em dezembro do ano passado, e formalizado há dez dias, em 2/2, teve significativa participação do deputado.

A outra alegria recente do parlamentar foi a transformação em lei, a partir do mês de agosto do ano passado, de seu projeto que determina a todas as empresas de call center ou outras formas de venda à distância a obrigatoriedade de encaminhar por escrito aos consumidores os contratos firmados verbalmente.



A trajetória política



1971 - O começo da militância. Mais velho de quatro irmãos, assumiu o sustento da família aos 11 anos, ao ficar órfão. Trabalhou até os 21 anos nas lavouras da Alta Paulista. Foi diretor-fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oriente e depois fez um curso de torneiro mecânico no Senai de Marília.

Em 1969 mudou-se para o bairro de Itaquera, em São Paulo, e, dois anos depois, vai para Suzano. Mora no Jardim Luela de aluguel e, em 1974, fixa-se no Jardim Revista.



1982 - O líder comunitário. No Jardim Revista, fundou a comunidade católica, da qual foi patrono da 1ª formatura, e ajudou a construir o centro comunitário, espaço onde as famílias se reuniam. Indignado com a situação no bairro, passou a cobrar melhorias. "Quando cheguei com minha família ao Jardim Revista, em Suzano, não tinha água, luz, asfalto, não tinha nem padaria", relatava.

Em 1982, José Candido disputou sua primeira eleição. Faltaram poucos votos para se tornar vereador, mas consolidou-se como liderança. Começou a ser procurado por moradores de outros bairros para encaminhar demandas.



1988 - Três vezes vereador. Em 1988, José Candido disputou sua segunda eleição, de novo para vereador, pelo PT. E saiu vitorioso. Tomou posse em 1º de janeiro de 1989.

Na Câmara Munipal de Suzano, passou a ser o representante dos moradores mais carentes, que viviam em áreas quase sem nenhuma estrutura. Mais do que isso, lutou pela regularização de bairros da divisa com Itaquaquecetuba e Mogi, onde as pessoas viviam uma situação indefinida: não sabiam a qual cidade pertenciam. Ajudou a levar água, luz e asfalto a essas famílias. Foi reeleito vereador mais duas vezes, tendo lugar na Câmara de 1989 a 2000.



2001 - A liderança do Alto Tietê. Ao deixar a Câmara Municipal, em 2000, José Candido expandiu sua atuação. Coordenou por cinco anos o PT na macroregião do Alto Tietê. Militante na questão racial, ajudou a fundar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sociocultural Negro Sim (em Suzano), além de ter participado do Grupo União e Consciência Negra e do MNU (Movimento Negro Unificado).

Preocupado com o meio ambiente, defendeu a preservação do Tietê. Sem esquecer as pessoas, como na luta por moradia digna para quem vivia às margens do rio.



2002 - PT na Presidência e na Prefeitura. Em 2002, ano em que o PT assumiu, pela primeira vez, a Presidência da República.

Na mesma eleição, seu filho, Marcelo Candido, foi eleito deputado estadual para representar o Alto Tietê na Assembleia. Em 2004, Marcelo vence a eleição para a prefeitura de Suzano e começa a governar a cidade. É a vitória de uma luta realizada por José Candido ao longo de toda a sua vida.



2007 - Um novo desafio. Em 2006, o Brasil reelege Lula para mais quatro anos na Presidência da República. No Estado de São Paulo, José Candido renova seu compromisso com as demandas populares e se candidata para uma vaga na Assembleia, e é eleito deputado estadual com 58.932 votos, destacando-se por atuar no combate ao racismo, em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. Em 2008 é eleito presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, função que ocupou por dois mandatos consecutivos. Suas emendas ao Orçamento tiveram foco em saúde, pavimentação, construção de rede de esgoto, educação, cultura e esporte.



2010 - Em defesa das conquistas. Na opinião de seus companheiros de bancada, de seus eleitores e dos que com ele conviveram na Câmara de Suzano e na Assembleia, José Candido foi um deputado de ficha limpa e sempre esteve do lado certo: dos que mais precisam, na luta por uma vida mais digna, com moradia, saúde e educação de qualidade. Candido dedicou sua vida e seus mandatos a combater os preconceitos de classe, religião e raça. "Vi essa cidade (Suzano) crescer, a vida melhorar, e tenho orgulho de ter colaborado nessa construção. Mas há muito a ser feito. Comprometo-me a continuar na defesa de nossas conquistas em todo o Estado e seguir na luta por um futuro cada vez melhor", ressaltava.



2011 " Segundo mandato. Reeleito deputado estadual em 2010, com 68.212 votos, José Candido tomou posse de seu segundo mandato na Assembleia em 15/3/2011. Suas principais bandeiras de atuação continuaram sendo a igualdade racial, o meio ambiente e os direitos humanos. A novidade do novo mandato foi a incorporação da bandeira da cultura. "Após a primeira experiência no Parlamento paulista, sinto-me mais preparado para o segundo mandato, quero continuar contribuindo para o bem-estar dos cidadãos e cidadãs de todo o Estado de São Paulo", afirmou, na ocasião de sua posse pela segunda vez na Assembleia.

alesp