Jardim apresenta emendas voltadas para setor sucroalcooleiro


30/11/2000 11:55

Compartilhar:


O deputado Arnaldo Jardim (PPS) apresentou duas emendas ao Projeto de Lei 527/2000 - que define o orçamento do Estado para 2001 - que, segundo ele, beneficiarão o setor sucroalcooleiro.

A primeira emenda visa assegurar recursos para a pesquisa do uso térmico do bagaço de cana verde, que é cortada sem a utilização do fogo, na co-geração de energia. Já a segunda pretende destinar verbas para a pesquisa da produção de oxigênio e do consumo de CO² (dióxido de carbono) e CO (monóxido de carbono), para verificar o resultado deste balanço na fase vegetativa da cana-de-açúcar. De acordo com o deputado, o balanço positivo, ou seja, a capacidade do setor de seqüestrar carbono da atmosfera (causador do efeito estufa), poderá tornar-se uma commodity para a venda, a partir da implementação do chamado MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), que está sendo discutido nos fóruns mundiais de mudanças climáticas.

Para Arnaldo Jardim, "o Brasil precisa explorar os seus diferenciais positivos e um deles é a sua matriz energética limpa e renovável, que conta com a contribuição expressiva do setor sucroalcooleiro, tanto na produção de álcool como na co-geração de energia a partir do bagaço da cana".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp