Projeto do Executivo cria cargos de pesquisador científico


03/07/2006 17:35

Compartilhar:


O governador Cláudio Lembo encaminhou à Assembléia Legislativa projeto de lei complementar que objetiva incluir os laboratórios de investigação médica (LIMs) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-USP) entre as instituições de pesquisa definidas na Lei Complementar 125, de 18/11/1975, bem como criar 55 cargos de Pesquisador Científico I, destinados aos referidos laboratórios.

Os laboratórios objeto do PLC encaminhado pelo governador (PLC 50/06) reúnem cerca de cem grupos independentes de pesquisa em suas 62 unidades. Esses grupos desenvolvem pesquisa em diferentes campos das ciências da saúde, e vários deles têm atuado na aplicação dos conhecimentos gerados pela moderna tecnologia.

Diversos pesquisadores dos LIMs fazem parte dos projetos Genoma financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp). Nesses projetos estão sendo investigadas doenças comuns em nosso meio, como leishmaniose, Aids, hepatite C, mal de Alzheimer, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, asma, câncer de mama e de colo de útero e infarto do miocárdio, entre outras.

Destacam-se ainda no trabalho dos LIMs estudos da dinâmica de epidemias, seu controle vacinal e estudos sobre o impacto da poluição ambiental na saúde. Essas pesquisas têm subsidiado a reorientação de políticas públicas. Tratamentos de alta complexidade, que incluem novas técnicas cirúrgicas, transplantes e terapias celulares, são também alvo de investigação e aprimoramento por grupos de pesquisa dos LIMs.

A criação de cargos de pesquisador científico no âmbito do Hospital das Clínicas, segundo a mensagem do governador de encaminhamento do PLC, "é medida que se reveste de inegável interesse público e deverá contribuir para o estímulo ao desempenho das atividades de investigação científica, nos vários campos de estudo relacionados à saúde, fortalecendo os núcleos de pesquisa já existentes nos LIMs". O PLC foi encaminhado com pedido para tramitação em regime de urgência.

alesp