Assembléia instala Grupo de Trabalho sobre Resíduos Sólidos


07/05/2003 18:57

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Será instalado nesta quinta-feira, 8/5, às 14h30, no salão nobre da presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo, pelo presidente da Casa, deputado Sidney Beraldo, o Grupo de Trabalho que formulará a nova proposta de legislação de Política Estadual de Destinação dos Resíduos Sólidos.

De acordo com o deputado Arnaldo Jardim (PPS), que vai coordenar o grupo, os números são assustadores: somente a cidade de São Paulo produz diariamente 15 mil toneladas de lixo, dos quais só recicla 0,1% (poderia chegar a 5%). No Brasil, são geradas 134 mil toneladas/dia de lixo. Cerca de 70% destes resíduos não são tratados e vão parar em aterros sanitários a céu aberto. Os dados foram fornecidos pelo ex-deputado federal Emerson Kapaz - que relatou à Comissão Especial da Câmara Federal que estabeleceu uma proposta de Política Nacional de Resíduos - em reunião informal realizada nesta quarta-feira, 7/5, pelo Grupo de Trabalho para colher informações e sugestões do especialista.

Iniciativa pioneira

"O lixo é o maior problema ambiental do país. Portanto, é muito oportuna esta iniciativa da Assembléia Legislativa, que poderá sair na frente da Câmara Federal - que ainda não aprovou a nossa proposta nacional - com a aprovação de uma política estadual para os resíduos sólidos,", afirmou Kapaz.

O grupo, que já definiu a sua linha de trabalho, além da coordenação do deputado estadual Arnaldo Jardim, terá a participação dos deputados Donisete Braga (PT); Jorge Caruso (PMDB); Rodolfo Costa e Silva (PSDB); Giba Marson ( PV); Luis Carlos Gondim (PTB); Eli Corrêa Filho (PFL) e Orlando Morando (PSB), que serão responsáveis por diversas relatorias. Entre as atividades previstas, estão a visita a aterros sanitários e a oitiva de diversas autoridades e especialistas no assunto.

"Agora, temos um grande trabalho pela frente e todos os deputados do grupo estão animados para criar uma política que reduza o desperdício e proteja o meio ambiente no Estado", afirmou o coordenador Arnaldo Jardim.

alesp