Centros de convivência promoverão atividades para idosos


28/10/2003 15:49

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luís Carlos Gondim

O deputado Luís Carlos Gondim (PL) apresentou, no dia 21/10, projeto de lei que cria os Centros de Convivência do Idoso. De acordo com a proposta, os centros deverão incentivar a realização de atividades sócio-educativas, culturais, físicas e recreativas, entre outras, estimulando a integração das pessoas com 60 anos ou mais à família e à comunidade.

Além disso, o centro de convivência deverá fomentar a participação do idoso em organizações representativas e assegurar alimentação complementar e atendimento médico durante a realização de atividades.

"O Estado precisa assegurar condições dignas de sobrevivência e assistência médica em níveis aceitáveis e eficientes aos cidadãos da chamada terceira idade, pois é nesta fase da vida que as doenças se agravam, o mercado de trabalho se fecha ainda mais e as necessidades aumentam consideravelmente", justificou Gondim.

Com a iniciativa, o deputado procura promover a reinclusão do idoso na sociedade, preservando sua autonomia, independência e cidadania. "A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social deverá designar servidores para a viabilização das atividades previstas", explicou o parlamentar.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp