Encontro debate candidaturas femininas em 2004


23/10/2003 15:55

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Beth Sahão

Como superar desafios e fortalecer as candidaturas femininas em 2004?

Este foi o foco das atenções durante seminário realizado em Ribeirão Preto no último sábado, 17/10, no qual a deputada estadual Beth Sahão foi uma das palestrantes e debatedoras, ao lado da deputada federal Mariângela Duarte, ambas do PT.

O evento, organizado pela Macro do PT de Ribeirão Preto e pelo gabinete da vereadora Joana Leal Garcia, contou, ainda, com outras lideranças petistas que atuam nos movimentos de mulheres, tanto na esferas partidárias, como na sociedade em geral.

Beth apontou, com números, como a representatividade da mulher ainda é pequena nas esferas decisórias do poder.

Do total de 8.003 vereadores que integram as câmaras municipais do Estado de São Paulo, apenas 825 são mulheres, ou seja, 10,31%. Nas prefeituras paulistas são 24 prefeitas e 621 prefeitos. O percentual, no caso, cai para 3,72%, o que mostra a dificuldade ainda maior para as mulheres galgarem os cargos de mando.

Outro exemplo emblemático é a Assembléia Legislativa de São Paulo, com apenas 10 mulheres deputadas e 83 homens parlamentares. Na câmara dos Deputados são 42 mulheres e 471 homens eleitos.

A petista ressaltou o problema também dentro do Judiciário, onde as mulheres são minoria nas altas cortes.

Segundo a petista, os partidos ainda mantêm estruturas machistas, feitas por homens e para os homens, que dificultam a participação da mulher na política.

Para ela, a lei das cotas é uma conquista importante, mas, também serve como prova da discriminação.

"Quando estivermos em condições de igualdade, não serão mais necessárias leis da cota em nenhum setor, seja para mulheres, negros ou idosos".

Por isso, segundo a petista, são cada vez mais importantes eventos como o de Ribeirão Preto, que possam "formar" as mulheres para que elas não se submetam a candidaturas "laranjas" apenas para que os partidos cumpram a legislação.

bsahão@al.sp.gov.br

alesp