Visita ao Projeto Vira Lata e a centrais de coleta seletiva


30/10/2003 17:34

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Emidio de Souza

O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Emidio de Souza (PT), visitou nesta quinta-feira, 30/10, a sede da organização não-governamental Projeto Vira Lata, no bairro de Pinheiros, e as Centrais de Triagem da Vila Leopoldina e do Tietê (no bairro da Mooca), todos na Capital. Emidio estava acompanhado do coordenador do Fórum Recicla São Paulo e do Projeto Vira Lata, Wilson Santos Pereira, o Wilsão, que também é assessor do presidente da Câmara Federal, deputado João Paulo Cunha (PT).

O Projeto Vira Lata é uma associação sem fins lucrativos. Fundada em maio de 1999, é formada por representantes de diversos segmentos da sociedade que buscam apoiar, divulgar e desenvolver projetos de educação ambiental, defesa do meio ambiente, da educação e da cidadania. A principal atividade é a geração de emprego e renda por meio da coleta, beneficiamento e comercialização de materiais recicláveis junto à comunidade da região Oeste da cidade de São Paulo.

Na oportunidade, Wilsão explicou que o principal compromisso é lutar por um futuro sustentável, com qualidade de vida e que combata a exclusão social. "Queremos garantir vida melhor às gerações futuras", frisou.

Emenda. O deputado Emidio apresentou emenda ao Orçamento 2003 e o governo do Estado liberou, em janeiro deste ano, R$ 20 mil para o Projeto Vira Lata. Com o dinheiro foi comprado um caminhão para efetuar a coleta de lixo.

Reciclagem. Valter José de Lima, administrador da Central de Triagem da Vila Leopoldina, explicou que o local recebe mensalmente 22 mil toneladas de materiais descartados. "50% é transformado em pré-composto orgânico, outra parte é reciclada e comercializada pela Prefeitura de São Paulo. Uma pequena quantidade que chamamos de rejeito - materiais não-recicláveis - é enviada para o aterro sanitário Bandeirantes, em Perus".

Na visita, o deputado Emidio ressaltou que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços e Obras, está implantando o Programa de Coleta Seletiva Solidária, que tem como objetivo: inclusão social e geração de trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis; preservação de bens naturais, como água, árvores, petróleo e outros; aumento da consciência ambiental, para melhor qualidade de vida e limpeza da cidade; e aumento da vida útil dos aterros sanitários.

emidio@al.sp.gov.br

alesp