Complexo hospitalar em Itapeva


15/10/2003 16:04

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) foi recebida em audiência pelo secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, na manhã de terça-feira, 14/10. Em pauta, a liberação de verbas para a melhoria no atendimento à Saúde para a comunidade de Sorocaba e cidades da região.

Complexo regional de Saúde

Durante o encontro, o secretário Barradas informou à deputada que, com o objetivo de diminuir o fluxo de pacientes encaminhados ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), vindo de 79 municípios da região, o Governo deve concluir no início de 2004 as obras do Hospital Regional de Itapetininga e dar início à transformação do Hospital de Itapeva num complexo de atendimento regional. "Nosso objetivo é formar um cinturão de atendimento regional para evitar o acúmulo de atendimentos no complexo de Sorocaba", disse o secretário. A deputada Maria Lúcia Amary afirmou que "ao fazer isso o Governo está atendendo aos anseios de uma população de mais de dois milhões de pessoas que se vêem obrigadas a fazer longas viagens para um atendimento especializado, muitas vezes sem as condições adequadas". A deputada também lembrou que "ao permitir um atendimento mais próximo das moradias dos pacientes, o Governo vai colaborar para a melhora da qualidade de vida de toda a população do sudoeste paulista".

Sobre a ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva do CHS, o secretário Barradas informou à deputada Maria Lúcia Amary que "é possível a aquisição de equipamentos e a adequação do prédio para a implantação de mais 12 leitos de UTIs, mas que vai convocar o diretor do conjunto, médico João Neto, para uma reunião sobre a necessidade de se contratar pessoal ouse há possibilidade de remanejamento dos atuais funcionários".

Verbas para obra do Evangélico

Sobre a liberação de recursos da ordem de R$ 350 mil para que a Associação Evangélica Beneficente de Sorocaba possa concluir as obras de construção do Centro de Obstetrícia do Hospital Evangélico de Sorocaba, uma reivindicação levada pela deputada a pedido da direção do hospital, o secretário mostrou-se sensível à questão e deu o aval da Secretaria de Saúde para que a solicitação seja incluída no orçamento do ano que vem.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp