Notas de Plenário


26/05/2008 20:04

Compartilhar:


Elogios à economia brasileira



"O reconhecimento das virtudes do governo brasileiro ocorre mais no exterior do que aqui", disse Rui Falcão (PT), citando reportagem do jornal New York Times do dia 24/5, onde se diz que o Brasil cresceu por conta do "controle da inflação graças à administração competente do governo Lula". Comentando notícias de futura venda da Nossa Caixa ao Banco do Brasil, Falcão externou sua preocupação com a situação dos funcionários e com o "lobby visível dos grandes bancos privados" pela aquisição da instituição. "Independentemente da decisão, fica claro que a Nossa Caixa vinha sendo fatiada pelos governos tucanos", finalizou. (MF)



Decisão nociva



Edson Ferrarini (PTB) criticou decisão do Tribunal de Justiça que absolveu condenado em primeira instância por envolvimento com cocaína, por entender que portar e consumir droga não é crime. O deputado afirmou que "usuários de drogas são traficantes em potencial" e que "as leis devem ser aplicadas, não discutidas". O deputado atacou ainda a decisão do juiz de colocar o réu em liberdade sem ao menos determinar o cumprimento de medidas socioeducativas e considerou a "sentença prejudicial à juventude", citando seu trabalho de 35 anos na prevenção do uso de drogas. (MF)



Falta de apuração



"Está mais que provado o total desleixo do governo paulista na apuração de omissões e condutas criminosas de agentes públicos", falou Olímpio Gomes (PV), já que, segundo ele, não houve qualquer apuração a partir do acidente com o carro do advogado Jamil Chokr, há um ano, quando no porta-malas foi achado dinheiro e documentos que indicavam pagamento de propinas para policiais civis. E também lamentou a falta de assinaturas para a instalação de CPI para apurar a máfia dos caça-níqueis, pedida por ele e pelo deputado Vanderlei Siraque (PT). "Se existem bingos numa cidade, a polícia e a prefeitura são coniventes". (MF)



Homenagem à sambista



A morte, no sábado, de Maria da Penha Nascimento, militante do PT e do movimento negro, através da entidade Fala Negão, que luta contra o racismo e promove atividades educativas, foi lamentada por Simão Pedro (PT). Ele lembrou também que "era comum encontrá-la em passeatas de luta pela mulher". O deputado destacou a alegria de Maria da Penha pela elevação da Escola de Samba Leandro de Itaquera ao Grupo Especial e ainda solidarizou-se com sua família e amigos. (MF)



PAC em Heliópolis



Cido Sério (PT) informou que participou do lançamento do PAC em Heliópolis, zona sul da capital, ocorrido no dia 20/5. Foram destinados R$ 96 milhões, que servirão para construção de 2.000 novas moradias, despoluição de mananciais e expansão da Linha Verde do Metrô, entre outros benefícios. Segundo Sério, a população local é de 125 mil pessoas. Estiveram presentes ao lançamento diversas autoridades, além dos moradores e associações de bairro. "Parabenizo o presidente Lula pela iniciativa e a União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (UNAS), que sempre lutou por melhorias na região". (GF)



Delegacia de Morro Agudo



José Bittencourt (PDT) comentou moção encaminhada à Assembléia pelo vereador de Morro Agudo, Darci Martins da Silva, que remete à reclassificação da delegacia de polícia da cidade. "O decreto que reclassificava a delegacia estava pronto, porém, finda a gestão do ex-governador Cláudio Lembo, o decreto não foi assinado. Nos deparamos com um entrave burocrático", reclamou o deputado. Ele acredita que os parlamentares não têm o devido retorno do governo em requerimentos apresentados. "Esta Casa precisa ter altivez. Os deputados precisam utilizar o expediente regimental e constitucional da Assembléia." (GF)



Fundadora da Escola



Adriano Diogo (PT) lamentou a morte da sambista Maria da Penha Nascimento, uma das fundadoras da escola de samba Leandro de Itaquera, da zona leste da capital. Ela faleceu neste último sábado, vítima de câncer. "É uma grande perda. Maria da Penha tinha caráter e personalidade inigualáveis", disse. Durante o discurso, Diogo rememorou com alguns versos o poema declamado pelos membros da Leandro de Itaquera durante o enterrro da sambista. "É a nossa singela homenagem a uma pessoa que tanto contribuiu para a cultura do nosso país", concluiu. (GF)



Descaso com a Educação



"A falta de investimentos na educação pública do Estado é tão grave que, por mais que denunciemos, não faz eco ao governador", reclamou Carlos Giannazi (PSOL). Ele acusou José Serra de fazer propagandas enganosas na mídia ao afirmar que há investimentos e melhorias no setor. "É uma grande mentira. Está aí o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) que não nos deixa mentir. O ensino médio recebeu nota 1,41 e o ensino fundamental 2,54, numa escala de zero a dez", disse. Para Giannazi, há um descaso na educação do Estado, com a transferência de responsabilidades do governo para as APMs. (GF)



Agentes ameaçados



"Há funcionários públicos marcados para morrer", disse Olímpio Gomes (PV), referindo-se aos agentes do Centro de Detenção Provisória 1 (CDP) de Osasco, que foram ameaçados por membros do PCC. Gomes citou matéria do Jornal da Tarde, sob o título Ameaça obriga agentes a dormir em CDP. A notícia relata o drama dos agentes que, com medo de morrer, acabam dormindo no próprio trabalho por semanas, sem ao menos ver a família. "Pouco tem sido feito para protegê-los", afirmou o deputado. Ele pediu mais agilidade da Secretaria de Segurança Pública na resolução desse problema, para que os funcionários possam voltar à vida normal sem medo. (GF)

alesp